antiblock
Cyphriun
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
Karbust

Epic declarou hoje guerra à Steam

10 posts in this topic

Outro dia, outro assalto: Epic deu outro significado ao nome de Metro Exodus.

 

Para desafiar uma plataforma sinónimo de jogos para PC, a Epic Store precisa de seus próprios jogos. Foi o que eu disse no ano passado , e acho que isso continua sendo verdade, mas por chorar em voz alta, Epic, roubou o Metro Exodus do Steam 18 dias antes do lançamento? Talvez tome um gole de água e termine o que está no seu prato - como, digamos, adicionando economia de nuvem - antes de voltar ao buffet. Que golpe.

 

Imaginei que a Epic começaria a funcionar devagar em 2019, concentrando-se em reproduzir o recurso catch-up com o Steam, adicionando ferramentas de classificação de biblioteca ou hubs da comunidade, o que ainda falta. Depois de revelar Satisfactory, Maneater, Journey, Hades e outros como exclusivos no ano passado, eu não esperava lançar mais Fortnite V-bucks no problema de assumir Steam. Pelo menos não tão cedo e sem adicionar novos recursos.

 

Mas nem mesmo um mês inteiro em 2019, a Epic fez exatamente isso, e está batendo tanto que a Valve realmente respondeu pela primeira vez. É bizarro ver a Valve na defensiva: o arquiteto da moderna distribuição de jogos para PC faz declarações , não recursos. Mas isso claramente doeu. Não só a 4A Games e a Deep Silver inesperadamente puxaram o Metro Exodus do Steam - ambos tiveram sucesso na plataforma - eles anunciaram essa deserção na própria loja Steam. Imagine se o Metro tivesse ocupado espaço de prateleira na GameStop por seis meses, então anunciado no último minuto, visivelmente na mesma prateleira, você só poderia comprar o jogo na Target. Yikes.

 

zsO6v69.jpg

 

A Valve raramente responde a insultos, mas pela primeira vez ela está lambendo suas feridas publicamente: "Achamos que a decisão de remover o jogo é injusta para os clientes da Steam, especialmente depois de um longo período de pré-venda", escreveu a Valve na página da loja Metro Exodus. "Pedimos desculpas aos clientes da Steam que esperavam que eles estivessem disponíveis para venda até a data de 15 de fevereiro, mas fomos informados recentemente da decisão e recebemos um tempo limitado para que todos saibam."

 

A guerra não é justa e, a partir de hoje, a Epic a declarou corretamente. A resposta da Valve é amuada em comparação, um reflexo de quão seguras as paredes da Valve foram até este ponto. Ele perdeu EA para Origin, Call of Duty para Battle.net e agora a Bethesda tem sua própria plataforma, mas os editores que desertaram para lançadores primários eram emigração - perdas, rivais menores, mas não um ataque ao seu coração. Epic é diferente: está levandograndes jogos de terceiros, incluindo The Division 2 . Ele está abrindo buracos na fortaleza, onde o GOG e o itch.io só o utilizaram com um discurso anti-DRM. Pior, o Metro é mais barato no Epic Store do que no Steam, pelo menos nos EUA. Brutal.

 

CiCy1LL.jpg

 

Nunca ninguém fez isso

 

Em parte, por ser a maior, a Valve obteve muita fidelidade do cliente, mas a lealdade dos desenvolvedores e editores está sendo seriamente questionada pela primeira vez. Deep Silver e 4A usaram o Steam como uma vitrine de loja e depois dividiram. Isso é frio, mas a Valve não é impecável: seu corte de 30 por cento nas lojas, anúncios surpresa e política de "Dirija tudo" do Steam Direct aparentemente fomentaram a percepção de que o Steam é um utilitário - uma coisa a ser usada é conveniente. Que relação a Deep Silver tem com a Valve? Eu não sei exatamente, mas a ligação não era mais forte do que a oferta da Epic. (Para ser justo, não sabemos quanto dinheiro a Epic está jogando nessas exclusividades, e esperamos descobrir isso para determinar quanto custa uma deserção).

 

Neste momento, tudo o que isso significa para nós é mais algumas decisões: se inserimos ou não as informações do nosso cartão de crédito em outro lançador, se jogaremos o Metro Exodus este ano ou no próximo. No longo prazo, porém, podemos nos lembrar de 2019 como um ponto de virada para os jogos de PC.

 

Há Mais de uma década atrás a distribuição digital e a atualização automática da Steam mudaram o que era possível para os jogos - e, ao fazê-lo, alterou os tipos de jogos que estavam sendo feitos. Fast forward: DLC, micro transações, SteamWorks, Early Access, Steam Workshop, Steam Greenlight, Steam Direct, algoritmos de descoberta, listas de desejos, curadores e tudo o mais que a Steam foi e é importante para determinar o que estamos jogando hoje. Haveria uma versão para PC do remake Resident Evil 2 se Steam não fosse Steam? O Euro Truck Simulator existia? Não podemos testar o efeito borboleta sem uma máquina do tempo, mas não é difícil dizer que as plataformas importam.Mesmo fora do Steam e longe do PC, o Xbox Live Arcade afetou os jogos de PC, empurrando certos indies para o centro das atenções do mainstream. É apropriado que o Super Meat Boy Forever, a continuação de um desses jogos, seja exclusivo da Epic Store.

 

O que a Epic e a Steam fazem agora - além de chorar "não é justo!" - vão mudar os jogos do nosso futuro. Como uma consequência do massacre da Epic até agora, ela se uniu à Improbable para colocar US $ 25 milhões na transição dos jogos SpatialOS para longe da Unity, o que não significa nada.

 

Embora lamentemos alguns dos inconvenientes dos gigantes corporativos que lutam pelos jogos que disputamos, os jogos para PC sempre estiveram em um estado de fragmentação e fluxo competitivo. Talvez seja mais surpreendente que tenha demorado tanto para o inimigo da Steam surgir. Em outra linha do tempo, pode ter sido a Riot Games, a Blizzard ou a CD Projekt - e seria errado contar qualquer uma dessas empresas, mesmo que a Valve e a Epic dominem o ringue hoje. 

 

No momento, a inconveniência é tudo isso para nós. O Steam não está diminuindo por causa do Metro Exodus ou do The Division 2. Mas haverá ondas - ninguém fez isso antes! - e qualquer coisa que tenhamos certeza sobre os próximos cinco ou mais anos em jogos de PC é muito mais difícil do que Foi ontem. O Steam mudou tudo uma vez, e parece que estamos à beira de outra metamorfose.

 

Fonte: https://www.pcgamer.com/metro-exodus-epic-store-steam/

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Elveron

A Steam nunca irá acabar, tem grandes jogos na sua plataforma de grandes empresas como por exemplo SEGA e afins.

Porém, é bom aparecer mais diversidade de plataformas para que o consumidor tenha mais opção de escolha de produtos e diferentes jogos. 

 

Esta é a minha opinião.

Share this post


Link to post
Share on other sites

A Steam vai ser sempre a maior é inevitável , demasiadas produtoras de jogos estão associadas a mesma , sem contar que os maiores eSports da actualidade estão virados para a steam. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

A diferença entre a steam e a epic está nas rates de lucro dos desenvolvedores. A epic dá uma percentagem maior aos desenvolvedores do que a steam, isso poderá fazer alguns dos grandes começarem a escolher a epic para novos jogos, como, por exemplo, a franquia call of duty estava na steam, no entanto o seu quarto jogo da série Black Ops foi para a Blizzard.

 

Do meu ponto de vista esta "luta" poderá ser benéfica principalmente para os desenvolvedores, poderá motiva-los e ficarem mais empenhados uma vez que vão ser mais "recompensados" pelo seu trabalho. Mas lá está, só o tempo o dirá

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, Karbust™ # PT disse:

A diferença entre a steam e a epic está nas rates de lucro dos desenvolvedores.

A diferença entre a steam e a epic é que uma vende, a outra não. Um dev tem de ser muito burro para gerar exclusividade numa plataforma minúscula só porque esta lhe paga mais.

20% de 1.000 é menos que 10% de 10.000 nos EUA, na China ou na Tchechénia.

Uma Steam Sales vende tanto que salva jogos mortos, injecta capital bruto em indies e produz orçamentos para investidores.

Uma Epic Sales (-10? -20? lol...) não vende.

Outra coisa, a Epic é exclusivamente Desenvolvida por eles.

A Steam tem desenvolvimento comunitário, mercado comunitário, comunidade social, suporte comunitário, etc...

 

A única vantagem da Epic é para os indies sem orçamento publicitário que sabem garantidamente quer numa quer noutra não vão atingir o número de vendas essenciais, para reduzir as despesas, escolhem a Epic que lhes dá uma ligeira percentagem a mais para reduzir o medo de não alcançar o objectivo de vendas (que normalmente é o que acontece em todos os Indies e depois são obrigados a meter planos de subscrição, uma mercado P2W ou pré-reservas).

Quanto ao Metro Exodus, a Epic deve ter pago bem caro a eles... mas no fim tanto a Epic como o Metro vão ter prejuízo, a Epic porque investiu dinheiro que não vai reaver com uma simples previsão de vendas e o Metro porque apesar do capital inicial, após lançamento os números de vendas não vão acompanhar a previsão. Só se estão a enterrar um ao outro. Mas ainda bem que temos um primeiro a meter o pé na poça.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu se fosse a Steam tinha mais medo de um discord que de uma epic games :)

 

P.s.: grande publicidade que eles fizeram entretanto xD

Share this post


Link to post
Share on other sites

ainda falta muito para a epic ter uma plataforma como a steam, e não é a primeira vez que isto acontece lol

 

origin, uplay, blizzard todos "roubaram" jogos á steam, eu teria mais medo á blizzard que á epic games 

 

O unico sucesso que tiveram foi o fortnite e apenas na sua versão free, quem é que joga a versão paga do jogo? Está há anos em "acesso antecipado" e a promessa do modo pago ser free tem tantos anos como o jogo, para mim é só mais um PUBG. Ainda ontem o summit1g tinha mais views na twitch com o tfue e o ninja on a jogarem fortnite, com ele a jogar SoT 

 

E quem escreveu isto não devia estar bem "Ele perdeu EA para Origin, Call of Duty para Battle.net e agora a Bethesda tem sua própria plataforma, mas os editores que desertaram para lançadores primários eram emigração - perdas, rivais menores, mas não um ataque ao seu coração. Epic é diferente: está levando grandes jogos de terceiros, incluindo The Division 2 ." é diferente em quê? AC, BF, COD e Fallout não são grandes jogos??

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 29/01/2019 em 08:37, Karbust™ # PT disse:

 

A guerra não é justa e, a partir de hoje, a Epic a declarou corretamente. 

 

 

Acho esta afirmação um pouco relativa. Em relação a justiça, é importante lembrar os últimos anos de monopolização do mercado de jogos que a Steam provocou e nunca permitiu alguém fazer "justiça". Não tenho pena que a Epic Games comece a conquistar terreno, bem pelo contrário, acho importante fazê-lo, para o bem do mercado Gaming mundial, é necessário haver esta concorrência. É certo que ter apenas um único launcher para aceder à nossa biblioteca de jogos é algo extremamente apetecível, mas que ano após ano prejudica cada vez mais o consumidor. Louvo a Epic Games de tentar fazer frente com todas as suas "armas" para tentar conquistar um pouco de terreno à Steam. Ainda é algo muito prematuro, a Epic Store práticamente não é nada e quem comparar ambas é ridículo, uma tem uma boa dúzia de anos e a outra tem um par de meses. É algo que penso que num prazo de 3 anos seja algo bem mais competitivo e se a Epic continuar com o sucesso atual do seu título Fortnite (que merece todo o valor, porque é um título onde arriscaram muito e têm sabido conquistar o público alvo que pretendem), acredito plenamente que iremos ver algo bem mais similar entre ambas plataformas, uma concorrência mais equilibrada. E claro está que a Valve tem noção disso, daí ter ficado tão "magoada" em relação a esta situação.

Em relação à Epic ter "declarado" guerra, acho estúpido dizerem isso, porque quem decidiu fazer a sua campanha de marketing durante meses na Steam e nos últimos dias migrar para a Epic não foi a própria Epic Games, mas sim a produtora do jogo e se existe quem tenha agido de má fé aqui, foi ela mesmo. Por muita influência que a Epic tenha no assunto, a pura realidade é que a "culpada" é a produtora.

 

Mas bem... Que continue a guerrinha, que eu estou a gostar de receber jogos de oferta na Epic Store e ver que é possível esta concorrência dentro de pouco tempo trazer resultados positivos para "nós" consumidores.

 

 

 

 

@Lynn - Em relação à imagem que colocaste dou como resposta aquilo que coloquei anteriormente. É ridículo comparar ambas as plataformas. Até ao momento a única coisa onde houve aposta e "tempo" para apresentar por parte da Epic Games foi aquilo que para mim é um "bom" sistema de Cross Platform. Não é perfeito, mas é bastante bom e gratuito para quem quiser usar e trabalhar em conjunto com a Epic. Em relação a todos restantes pontos que comparaste é ridículo pelo simples facto de comparares uma plataforma que tem 5621 dias, por outras palavras, aproximadamente 15 anos e meio, contra uma plataforma que tem apenas 57 dias, por outras palavras, aproximadamente 2 meses. (Ao dia 31 de Janeiro de 2019)

 

Lembrem-se que a competitividade é fundamental para o equilíbrio de mercado. E nunca desprezem aqueles que agora iniciam, porque sem eles continua o monopólio.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Atenção que não fui eu que realizei a essa lista, sinceramente acho que esta coisinha toda só dá é dinheiro a ambas as plataformas.
No entanto e como acho que tu és tão jogador como eu , aposto que não te juntas a uma plataforma só porque ela te oferece um design bonito ou um ou outro jogo, claro que vês diversos aspetos e vês a que te oferece mais.

 

Aconselho também a  procurares o nome Potomac Computer Systems, esse foi o primeiro nome da epic games ( empresa) depois é que foi mudando e em 2004 assumiu o nome que hoje em dia tem :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this