antiblock
Cyphriun
  • Chatbox

    Did you check out our Discord? https://discord.gg/FFdvMjk9xA
    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
nagatto

O país onde uma lata de atum vale o mesmo que 1 milhão de litros de gasolina

9 posts in this topic

caracas-venezuela.jpg

 

 

Fenómeno de hiperinflação está a afectar o preço dos produtos essenciais na Venezuela.

 

A escassez de bens essenciais e as tentativas de saída da Venezuela aumentam diariamente no país liderado por Nicólas Maduro.

O aumento do salário mínimo, através da impressão de dinheiro, tenta conquistar a confiança dos cidadãos, mas apenas piora o cenário de hiperinflação. Milhões de bolívares, uma moeda totalmente desvalorizada, não chegam para compor um cabaz de bens essenciais, noticia o El País.

Num país mergulhado na miséria, o salário mínimo não chega para as necessidades mais básicas, contudo chega para quantidades enormes de gasolina, cuja queda de preços nos tempos recentes está na origem da crise. Conheça na fotogaleria embaixo os preços (exorbitantes) de alguns bens essenciais para o cidadão comum.

 

1. Salário mínimo na Venezuela

Recentemente, o governo de Nicolás Maduro triplicou o salário mínimo. O valor atual atinge os 3 milhões de bolívares, uma valor base que é complementado por um subsídio de alimentação, que o faz subir para 5,2 milhões. Mas não se deixe enganar: é o equivalente a 1,3 euros.

Venezuela-1060x594.jpg

 

2. Gasolina - 95 octanas (1 litro)

A gasolina é a exceção numa série de produtos que aumentaram de preços para valores astronómicos. O preço do combustível apenas registou um aumento no preço nos últimos 20 anos, em 2016. A abundância de petróleo torna a gasolina praticamente grátis. Um litro de gasolina de 95 octanas custa apenas 6 bolívares. O equivalente a 1 cêntimo de euro permite comprar 6.800 litros de gasolina, ou seja, 40 litros por semana durante mais de três anos. 

RTXYQHF-1060x594.jpg

 

3. Lata de atum (140 gramas)

O preço da lata de atum ultrapassa o valor do salário mínimo. 140 gramas de atum custam 6,4 milhões de bolívares. Com o mesmo montante, é possível comprar 1 milhão de litros de gasolina 95.

Atum-960x594.jpg

 

4. Carne (1 quilo)

O valor de 1 quilo de carne também ultrapassa o montante do salário mínimo. Isto, claro, se conseguir encontrar à venda. Muitos talhos encontram-se vazios, o que demonstra a escassez de bens vivida na Venezuela. O preço de um quilo de carne é 5.450.000 bolívares 'fortes'. Nos últimos tempos, os talhos têm mostrado os seus produtos com dois preços diferentes, uma relativa ao bolívar forte e outro ao bolívar soberano, a nova moeda criada pelo governo, cujo valor consiste em tirar 3 zeros à anterior.

Talho-Carne-960x594.jpg

 

5. Fiambre de peru ou frango (1 quilo)

1 quilo de fiambre de peru ou frango supera os 19 milhões de bolívares e é quase quatro vezes o valor do salário mínimo. Com este montante, é possível abastecer mais de 100 automóveis durante 25 anos, gastando mais de 100 litros por mês.

Fiambre-1024x594.jpg

 

6. Tomate (1 quilo)

Um supermercado em Caracas mostra que 1 quilo de tomates custa 2,2 milhões de bolívares. É quase metade do salário mínimo e comprar 336.667 litros de gasolina 95.

ng4672878.jpg

 

 

7. Pimentos (1 quilo)

1 quilo de pimentos ou meio milhão de litros de gasolina é outra escolha possível. Com um preço de 3.140.00 bolívares, 1 quilo de pimentos ultrapassa metade do salário mínimo.

Pimentos-960x594.jpg

 

8. Queijo gouda (1 quilo)

O preço de um quilo de queijo 'gouda' quase atinge os 10 milhões de bolívares. Na bomba de gasolina, traduzia-se na tarefa árdua de comprar 1,5 milhões de litros.

Queijo-Gouda-960x594.jpg

 

9. Queijo Branco

Outro produto cujo quilo supera o salário mínimo. O equivalente a 1,3 euros permite comprar 884.334 litros de gasolin

Queso-Blanco.jpg

 

 

 

É realmente uma coisa doutro mundo, um país com petróleo em abundância e chegar a este ponto.

Trabalhei com um colega que tem lá a mulher e filho e manda cerca de 35% do ordenado que recebe (mínimo) e dizia que a mulher fazia 'vida de rica' lá ...

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
https://arwen2.global/

Como é que eles tem tanto petróleo e estão passar fome? algum embargue da América? 

Cumprimentos

Share this post


Link to post
Share on other sites
4 minutos atrás, p0w3r0ff disse:

Como é que eles tem tanto petróleo e estão passar fome? algum embargue da América? 

Cumprimentos

 

1Rico em petróleo, pobre em dinheiro

A falta de diversificação está por trás dos problemas econômicos da Venezuela.

De acordo com cifras de 2015 da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), a Venezuela tem as maiores reservas de petróleo bruto do mundo, com mais de 300 milhões de barris. Isso coloca o país à frente de Arábia Saudita (266 milhões de barris), Irã (158 milhões de barris) e Iraque (142 milhões de barris).

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
1 hour ago, p0w3r0ff said:

Como é que eles tem tanto petróleo e estão passar fome? algum embargue da América? 

Cumprimentos


Eles têm a maior reserva de petróleo até agora já encontrada do mundo. 
A diferença para os outros paises, esta em variados temas. 

A Venezuela houve uma altura que decidiu parar de exportar o petróleo que é nada mais nada menos que 93% da fonte económica do pais, como tal, isso prejudicou demasiados países que acabaram por encontrar uma alternativa.
Por exemplo: (Portugal é um dos países que sofreu devido ao facto de uma das maiores reservas de petróleo terem fechado, tivemos que comprar + caro, mas isso já são outros 500.)

Ao fazer isso, o que aconteceu? 
1 hora sem exportação de petróleo, são milhões nas contas do venezuelanos.

Imagina 3 semanas.. não foram milhões, mas sim biliões de dólares americanos. 

Quando perceberam o quanto aquilo estava a afectar a vida do povo, como também a vida de muita gente "poderosa" na Venezuela.
Maduro acabou por ficar a mercê de pessoas que também têm acesso ao poder e a muitas formas de pressão e corrupção e isto resultou em uma inflação nunca antes vista no pais.
O petróleo deles passou a ter -70% do valor que tinha. 

Como tal, o valor da maior fonte de economia do pais é reduzido a quase NADA, faz com que a economia deles baixe.
Mas os produtos bem-essenciais: (Tomates, atum, carne, massas, arroz) esta a um preço exorbitante. 
Devido a continuidade da economia, da desvalorização do petróleo deles, e das sanções por parte dos EUA. 

Um pouco longo a explicar, mas de certa forma esse é em "grande plano" a real razão.
Mas certamente tem outros que é desconhecidas ao mundo, e que um dia iremos ficar a saber.

EDIT: Na minha opinião, isto tudo é uma jogada do governo americano, se aproveitando das fragilidades da liderança venezuelana, para numa tentativa de criar uma revolução civil (que ja esta a acontecer) contra Maduro e sua "equipa de governo" para aproveitar e deixar a morte e o sangue 

Edited by Guest (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, p0w3r0ff disse:

Como é que eles tem tanto petróleo e estão passar fome? algum embargue da América?

Cumprimentos

 

O petróleo para nós tem bastante valor porque precisamos dele e temos pessoas que o compram. Lá as condições económicas estão de tal forma que o petróleo nem faz diferença.

O grande problema é que eles neste momento se não à dinheiro para um carro, para quê comprar petróleo? Se desse para beber eles compravam, mas neste momento não têm para que lhe dar utilidade...

E pelo que percebo nem há muito bloqueio do estado em relação às exportações...

https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/ven/

Pelo que percebo o dinheiro fica todo preso é no estado... Eles vendem tudo, fazem muito billion$ mas o dinheiro não chega à população... A moeda perdeu quase todo o seu valor e ainda assim o que lhes dão não vale nada...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest

Esta situação toda para mim é o que eu chamo de DEJA VU! 

Na altura havia uma situação não tão idêntica, mas a essência era a mesma no governo da Líbia. 
Resultou numa revolução do povo, no qual acabou por originar grupos radicalistas religiosos.  

Os Americanos, a espera que as coisas se complicassem, depois de todo aquele aparato ter acontecido, decidiu intervir no pais e dizer: "Viemos aqui para vos salvar e coordenar o pais" 
Coisa que nunca vai acontecer no Líbia, eles têm o pais na mão.

Se houver uma revolução geral de todo o povo venezuelano em força, e não em pequenos grupos como tem acontecido.
Iremos ver a caída do governo do Maduro, e estaremos perante a mesma situação com os Americanos a chegar e a salvar o dia de todo o povo venezuelano.
E a se regalar de petróleo com baixo custo em troca de produtos que eles já compram a todos os países do mundo a preço de saldo.

Para mim, isto é tudo uma jogada do exterior, mas posso eu ser louco ao pensar assim, mas é algo a meter em cima da mesa. 
O que me lixa é! Paises como o nosso: PORTUGAL, não podem comprar petroleo a preço de saldo aos Venezuelanos porcausa das sanções que os nossos amigos americanos decidem apresentar. 
Devíamos era aproveitar agora, investir 200 milhões pelo menos naquele petróleo, e até se for possivel fazer revenda de petróleo, ou durante anos termos uma fonte de petróleo gigantesca que nem seria nosso.

Share this post


Link to post
Share on other sites

A má gestão por parte do governo e a corrupção são as maiores razões da pobreza de um país.

Aqui no Camboja uma tshirt custa $0.5, o mesmo preço para 33cl de cerveja em zona turística.

Hotel com pequeno almoço incluído 10€/noite

Mas local $1 chega para 3 refeições por dia.

A moeda deles não vale absolutamente nada.

Têm bastante exportação têxtil mas 90% do lucro vem do turismo.

Os templos e as agências turísticas recebem milhões de dólares em poucas semanas mas é o que os locais dizem "o dinheiro devia ser distribuído pelo povo, devia ser usado para construir estradas, escolas, hospitais, mas ninguém sabe para onde vai"

O primeiro ministro está no governo á 35 anos seguidos apesar de todos os anos haverem eleições e o povo votar contra.

Têm tudo para se desenvolverem mas o governo corroi o país todo.

Share this post


Link to post
Share on other sites
12 horas atrás, Nympherino disse:

Essa noticia é de 2017 mas nunca se sabe, o petróleo manda em tudo...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this