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Tudo sobre: Audi TT

Audi TT  

8 members have voted

  1. 1. Qual a tua geração favorita?



3 posts in this topic

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Índice:

1) Introdução

2) História

3) Gerações

3.1) 1º Geração (1998-2006) - 8N

3.2) 2º Geração (2007-2014) - 8J

3.3) 3º Geração (2014+) - 8S

4) Precário

5) Opinião

 

1) Introdução

O Audi TT é um carro desportivo de 2 portas geralmente associado ao R8 devido às modificações disponíveis no aftermarket para competir com este.

Fazem parte da mesma categoria o Peugeot RCZ e o Nissan 350/370z.

 

2) História

A plataforma (PQ34 semelhante à A4) foi desenhada em Ingolstadt, Alemanha pelos Engs da Audi Motors.

O 3X é geralmente associado a versões desportivas em modelos VAG como o Golf R32, MK4 R36, etc...

O 4 vem da plataforma A4 e PQ apesar de não ser certo, imagino "pequeno 34" fazendo sentido "o pequeno desportivo A4".

A sua produção iniciou em 1998 pela Audi Hungaria Motor Kit na cidade de Gyõr, Hungria.

A segunda geração foi produzida com plataforma PQ35 ou "o pequeno desportivo A5".

Já a última é feita numa plataforma modular.

 

3.1) 1º Geração (1998-2006) - 8N

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Produzido entre 1998 e 2006, este foi o roadster da VAG com melhor preço/performance que saiu no mercado.

Os primeiros modelos entre finais de 1999 e 2000 foram devolvidos à fabrica devido a sinistros que ocorriam durante ultrapassagens, mudanças repentinas de direcção ou curvas fechadas acima dos 180Km/h.

Este problema (bastante conhecido na história da VAG) foi resolvido com a adição do ESP e do spoiler traseiro, bem como a modificação da suspensão.

A partir dai, todos os novos modelos já contavam com esta modificação. Sendo considerado o carro do ano em 2000.

Foi usado o famoso motor 1.8L I4 20V da VAG com uma variação de CV entre 180 e 240 dependendo do modelo.

Também foi adaptado o sistema Quattro a esta plataforma a partir do ano 2000 em determinados modelos.

Existiu um modelo nesta primeira geração entre 2005 e 2006 com o santo graal da VAG debaixo do capo, o motor VR6 3.2L 24V com 250cv.

Sofreu também alterações na turbina, intercooler, admissão, bielas, colector admissão, linha de escape de forma a aumentar a pressão do turbo até 1 bar.

Como podem ver, esta geração serviu de protótipo para aperfeiçoar a plataforma.

 

3.2) 2º Geração (2007-2014) - 8J

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A segunda geração foi anunciada em 2004 e apresentada como protótipo no TMS (Tokyo Motor Show) em 2005 mas somente lançado em 2007.

Esta nova geração foi toda produzida em alumínio sob a plataforma PQ35 ou como eu gosto de lhe chamar "o pequeno desportivo A5".

A lateral e a frente foi chapada em alumínio e a utilização do aço permaneceu na sua traseira para equilibrar o peso 50-50.

Este menino já vinha com suspensão multi-link, ou seja, tem a possibilidade de, através da ECU, ajustar-se ao piso e à condução de forma totalmente autónoma.

Certos modelos traziam spoiler eléctrico autónomo que accionava a partir dos 120Km/h e resguardava abaixo dos 80Km/h.

O motor 1.8L 160cv continua mas agora era alimentado com injecção directa do sistema TFSI (Turbocharged Fuel Stratified Injection).

Também foi implementado o motor 2.0L TFSI nesta geração, mantendo-se o VR6 no modelo mais desportivo.

Este motor 2.0 variava entre sistemas quattro e s-tronic ou o misto dos dois (nas versões TT, TTS e TTRS) alcançando no máximo 272cv de origem.

O motor 2.5 TFSI de 240cv e o plus TFSI de 260cv também foram implementados mas nas versões mais caras RS com aceleração 4.1s dos 0-100 e limitador a 280Km/h.

Esta última versão não compensava devido ao elevado preço e à impossibilidade de reprogramar a ECU de forma a aumentar a potência (o limitador tira-se à mesma), pois já estava no seu máximo.

No entanto, este sistema TFSI é usado nos carros 24 horas Le Mans pela Audi, provando a sua resistência para competição.

A Audi também apresentou em 2008 um TT 2.0 TDI mas sejamos sinceros, ninguém quer saber...

Felizmente o Roads Untraveled tem um vídeo com o VR6!

 

3.3) 3º Geração (2014) - 8S

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Apresentado em Genebra em 2014 e comercializado nesse mesmo ano.

A geração actual segue a plataforma MQB, um desenho modular utilizado em vários VAGs como o A3, Leon, Jetta e o último Golf MK7.

O painel de instrumentos neste nova geração é um LCD de 12'' em HD com os nanometros digitais e um sistema de navegação GPS.

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Os motores 1.8 e 2.0 mantém-se, enquanto que o motor 2.5 do 8J foi trabalhado e em 2016 lançou o modelo RS com 400cv de origem.

Foram apresentados também outros dois modelos em Genebra:

Audi TT Quattro Sport Concept 2014 com motor 2.0L I4 TFSI de 426cv e sistema de dupla embraiagem S Tronic (da S-Line)

Audi TT Quattro gmbH Concept de cor Amarelo Imola com motor 2.7L Bi-Turbo do Audi RS4 (B5) e tudo o resto a que tinha direito.

 

4) Precário

Em Portugal a Audi vende o 8S a partir dos seguintes preços:

XiqnSHV.png

Também podem encontrar alguns TTs em 2º mão no OLX em https://www.olx.pt/carros-motos-e-barcos/carros/audi/?search[filter_enum_modelo][0]=tt&search[filter_enum_combustivel][0]=gasolina&search[description]=1

Os preços variam entre 6000€ a 15.000€ para o 8N, 10.000€ a 40.000€ para o 8J e 30.000€ a 60.000€ para o 8S dependendo dos modelos.

 

5) Opinião

O TT é bastante conhecido na cultura tuning e ainda mais respeitado.

Uma combinação perfeita de todas as grandes invenções da Audi juntamente com engenharia VW.

Os olhos são postos naquilo que os gigantes conseguem produzir com aquilo que nós, tuners, designamos por aftermarket.

Visto como "O carro a bater" em pista por qualquer tuner da VAG.

 

Ver também:

Qual é a vossa opinião e que série gostariam de ver a seguir?

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https://arwen2.global/

Conteúdo muito bom @morfo2 parabéns! Sem mais nada a acrescentar. 

 

Falando de experiência própria, é um carro muito bom mesmo. Não deixa nada a desejar, um verdadeiro pocket rocket. "Ah mas só tem 200cv, os pocket rockets têm de 300 para cima". É verdade, mas não tira o facto de andar muito bem. Para terem uma noção, não é o carro mais rápido do mundo, mas sendo um FWD manda-se para os 100km/h em mais ou menos 6.1sec.

Em altas, é encaixa uma 4ª e dai para a frente é "sai da frente guedes".

No que toca à qualidade de construção, o alumínio foi a melhor coisa que podiam ter feito, embora não seja um carro muito leve, torna-se muito robusto e é conhecido por ser um carro muito muito seguro! Poucas são as mortes registadas neste modelo.

Carro muito confortável, uma experiencial de condução super boa, posição de condução espectacular.

Ficam aqui alguns vídeos para elucidar.

 

ACELERAÇÃO:

 

CRASH TEST:

 

Qualquer duvida que possa ajudar, disponham!

Edited by ibl1nd (see edit history)

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4 minutos atrás, ibl1nd disse:

No que toca à qualidade de construção, o alumínio foi a melhor coisa que podiam ter feito, embora não seja um carro muito leve, torna-se muito robusto e é conhecido por ser um carro muito muito seguro! Poucas são as mortes registadas neste modelo.

O que mais me fascinou neste carro foi o crescimento da Audi ao longo das gerações.

A 1º geração pode ter tido má reputação com o nome "widowmaker" que lhe davam na altura mas a Audi não desistiu e foi melhorando a plataforma a cada dia.

Viu-se a excelência no 8J que ainda assim levou umas pequenas modificações ao longo da geração mas a nível de condução é simplesmente perfeito.

Por fim, é o respeito que o carro impõe a qualquer seguidor da VAG.

Motor muito bem trabalhado, conforto na condução, sensação de segurança e a adrenalina/motivação que ele dispõe com o pé a fundo é fenomenal.

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