antiblock
Rodnia | Alpha & Omega
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
disaster

Aprender programaçao e imagem

7 posts in this topic

Boas, eu visto que tenho muito tempo diário gostava de começar a aprender programaçao e ate mesmo imagem tipo photoshop. O que vos venho aqui pedir e perguntar é, por onde começar? Se possivel meterem ai um tutorial fixe tipo do youtube seja em ingles ou portugues. Minha experiencia de programaçao e imagem é 0 por isso convém ser algo para burros :P

 

E se quiserem podem deixar ai algumas dicas de como aprender e as melhores formas de "estudar".

 

Obrigado

Edited by disaster (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Cyphriun

 

 

Começa com Python, honestamente.

Para estudares, é só teres vontade de aprender e teres ideias de programas simples que podes fazer enquanto aprendes, e depois ires tu fazer-los tu.

Programação só se aprende com a prática, com tentativa e erro, e com muito trabalho em cima.

Quando te sentires confortável, podes começar em programas maiores, mais uteis e dinamicos. Atenção que se alguém que aprendeu programação num curso/formação profissional, vai-te dar na cabeça pela maneira como formatas o teu codigo, porque existem boas práticas e más práticas, e tu vais apanhar muitas más práticas quando aprenderes sozinho e não souberes que existem boas práticas. Fica o aviso, e pesquisa como se devem escrever as coisas para ninguém te dar na cabeça. 

Depois de python, saltas para C, C++, Java, Kotlin, se quiseres estatística/Ciencia de dados, R, e +Python (Certos pacotes) se quiseres web, PHP, JS, se estiveres interessado em matemática, matlab, octave. Se quiseres ir para engenharias vais ter de toca em assembly. 

 

Para começares com Python precisas de um IDE do python, o IDLE quando instalas o python por exemplo, ou algum alternativo, Spyder (ou Rodeo, apesar de não recomendar). Mas isso são coisas que vais explorando e vão fazendo sentido na tua cabeça ao longo do tempo. 

 

O que mais importa é teres interesse no que estás a aprender e ter um pouco de espirito criativo para criares os teus proprios problemas e resolver-los. Com o tempo, o resto vai ao sitio.

 

P.S.: Programação não é de todo um bicho de sete cabeças. Tu faz-lo todos os dias, quando te levantas, são montes de condições if/else que fazes até ao ponto que sais de casa/vais almoçar. E todas tem o seu sentido lógico e a sua posição no decorrer dos eventos. Por exemplo, não almoças primeiro e depois é que vais tomar banho/vestir. A tua cabeça trabalha de forma algoritmica, e é isso que fazes com programação, algoritmos que te chegam a conclusões dependendo do input que lhes deres.

Edited by Portugapt
Post scriptum (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites

O recomendável para aprender programação é começar com algo pequeno como Scratch, para aprenderes a lógica.

A partir daí tinhas mesmo que nos dizer em que estás interessado, eu pessoalmente segui a rota de Web Development (HTML/CSS/PHP/JS/etc...) e agora ando em Electron JS (Desktop).

 

1 hora atrás, Portugapt disse:

Depois de python, saltas para C, C++, Java, Kotlin, se quiseres estatística/Ciencia de dados, R, e +Python (Certos pacotes) se quiseres web, PHP, JS, se estiveres interessado em matemática, matlab, octave. Se quiseres ir para engenharias vais ter de toca em assembly. 

 

Não podes recomendar uma linguagem sem saber que categoria a pessoa quer seguir.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Na minha opinião deves começar com um curso de algoritmo, que podes faze-lo aqui : 

 

 

depois como o Corvo e o PortugaPT disseram, escolhes uma área e tentas especializar-te nessa área tens por exemplo :

 

Desktop development

Web development

Data science

inteligencia artificial

entre outros good luck

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, Cσяvσ⋆ disse:

O recomendável para aprender programação é começar com algo pequeno como Scratch, para aprenderes a lógica.

 

Qualquer pessoa jovem (Seguramente entre os 16-22 anos), com mais 2 dedos de testa e com o "cognitivo" em deselvovimento (Ou seja, é dinamico e recetivo às coisas), consegue entrar logo numa lingua de programação relativamente avançada, como é o caso do Python. A lógica é algo "simples" superficialmente (Que é a parte que interessa aqui, puxando mais pela cabeça vai-se percebendo mais).

Pelo menos é a minha opinião, não é preciso ir, e peço desculpa pela expressão, para linguagens de crianças.

 

concordo com o @[ADM]GOODSPEED em relação aos algoritmos, foi uma parte que referenciei parcialmente. Falando da minha experência, eu não aprendi nada de algoritmos apesar de saber Python e R, porque a minha área não é programação, mas sempre achei e acho que é bastante importante para quem quer seguir área. Recomendo também Algorithms, de Robert Sedgewick & Kevin Wayne (É em Java)

Edited by Portugapt (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Problema é que nao faço pisso de ideia que tipo de programas sao necessarios e por ai fora. Estou mesmo a começar do 0 ou ate mesmo do -100% :P

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, disaster disse:

Problema é que nao faço pisso de ideia que tipo de programas sao necessarios e por ai fora. Estou mesmo a começar do 0 ou ate mesmo do -100% :P

 

Exatamente... Mas um passo de cada vez. Antes de saberes isso temos nós que saber o que queres tirar da programação...

Qual é a tua ideia? Desenvolvimento WEB? Desenvolver Aplicações para Telemóveis? Desenvolver Aplicações para Ambiente Windows? Alguma coisa especifica? 

Queres saber programar para usos cientificos? Cálculos etc? O que pretendes? Só te podemos ajudar a traçar um caminho se souber mos qual o objetivo que queres atingir...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this