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Tudo Sobre: Audi Quattro

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Índice:

1) Introdução

2) História

3) Gerações

3.1) 1º Geração (1981-1988)

3.2) 2º Geração (1988-1997)

3.3) 3º Geração (1988-1994)

3.4) 4º Geração (1995+)

3.5) 5º Geração (2007+)

--- 3.5.5) 5º Geração V2 (2008+)

3.6) Geração Ultra (2016+)

4) Precário

5) Opinião

 

1) Introdução

Quattro ("quatro" em Italiano) é uma sub-marca da Audi que representa as suas viaturas mais icónicas com o sistema de tracção às 4 rodas.

Juntamente com as séries R e RS, a Quattro é a divisão de performance mais reconhecida da marca em toda a sua história.

A marca está registada pela Audi mas não se esqueçam que pertence ao grupo VAG (VW, Audi, Skoda e Seat).

Apesar de que a VW usa o termo 4motion, a Seat 4Drive e a Skoda 4x4, a Audi é das poucas no mundo que se mantém fiel às origens da mesma forma que a Subaru se manteve fiel ao motor Boxer e a Nissan ao sistema ATESSA.

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2) História

O grupo VAG tem vindo a desenvolver veículos com tracção às 4 rodas desde a 2º Guerra Mundial para situações de guerra mas foi a divisão da Audi que decidiu investir na estrada e colocou este sistema em prática.

Esse sistema foi lançado em 1980 no modelo Audi Quattro, designado por Ur-Quattro (Ur significa "primeiro" ou "original" em Alemão) e desde então que a Audi tem vindo a utilizar a marca quattro para definir todos os seus modelos AWD.

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Além de este sistema dar uma vantagem enorme comparativamente a todos os outros carros da altura no Rally, os engenheiros da Audi também perceberam como estabilizar o carro no ar para que aterrasse exactamente com as 4 rodas ao mesmo tempo e não perdesse aceleração no embate. Ailerons do tamanho de asas e em formato curvo :fuckyeah:

 

3.1) 1º Geração (1981-1988)

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O primeiro Audi Quattro que teve uma vantagem avassaladora perante a concorrência no Rally.

Também lançaram os seguintes:

Audi 80 B2

Audi Coupe Quattro B2

Audi 100 C3

VW Passat B2

Todos estes modelos tinham sistema AWD permanente com diferencial à frente, no meio e atrás no qual permitia bloquear o centro e a traseira para que fosse mais fácil de virar o carro numa curva a alta velocidade.

O sistema ABS também ficava inactivo quando se bloqueava o diferencial, ou seja, estes veículos não eram para qualquer piloto, já que o estilo de condução é único.

Para se efectuar uma curva a alta velocidade o condutor tem de manter a aceleração, travar com o pé ESQUERDO e virar o volante (sem direcção assistida) para o interior da curva. Enquanto o carro está prestes a termina o power slide, o condutor tem de largar o travão e colocar prego a fundo no acelerador de forma a não perder velocidade. Este estilo de condução não permite ao condutor normal trocar marchas e mesmo os profissionais tinham dificuldades mas quando bem feito, batia recordes visto que o carro não perdia velocidade na curva.

 

 

3.2) 2º Geração (1988-1997)

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Aqui já só tinha diferencial à frente e atrás com o torque dividido 50:50. O ABS também desactiva-se quando se bloqueia o diferencial mas tinha uma segurança, a partir dos 25Km/h ele activava automaticamente.

Deixa de haver aquela probabilidade enorme de morrer ao volante mas também perde um bocado o interesse. Afinal queríamos era ver malucos com uma experiência de condução inigualável a sobreviverem e não pessoas normais ao volante.

Foram lançados os seguintes modelos:

Audi Quattro (2º Geração)

Audi 100 C3 (2º Geração)

Audi 80/90 Quattro -> B3

Audi 80, Audi S2 e RS2 Avant -> B4

Audi 100 Quattro, S4, A4 e S6 -> C4

 

3.3) 3º Geração (1988-1994)

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Audi V8 com transmissão manual ou automática.

Após o grande sucesso no Rally a Audi decidiu tentar no asfalto.

O motor V8 criado por eles era monstruoso, infelizmente o chassis não aguentava a torção e muito menos o peso.

Mais uma vez, é um carro só para malucos.

 

3.4) 4º Geração (1995+)

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O sistema de bloqueio manual do diferencial foi substituído por um electrónico (EDL) que trava uma das rodas automaticamente consoante necessidade e transfere o torque para a roda com mais tracção.

A inovação é muito bonita mas este sistema só funciona até aos 80Km/s nos modelos EDL ou 40Km/h nos modelos Quattro.

Infelizmente quem compra um S ou RS não quer saber, vai a brincar com o carro e depois vemos-los capotados nas auto-estradas porque queriam fazer uma curva longa e apertada a mais de 200Km/h.

Modelos:

Audi A4/S4/RS4 -> B5

Audi A6/S6/RS6

Audi A8/S8

VW Passat Syncro (actualmente 4Motion) -> B5

VW Phaeton

VW Grupo D

VW Touareg (4Xmotion)

 

3.5) 5º Geração (2007+)

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O EDL continua lá e sugiro que não se habituem a ele, caso contrário vão ter acidentes graves a alta velocidade.

Nesta geração já temos diferencial 40:60 de origem e com capacidade para transferir o torque, juntamente com o sistema ESP, até 100% num dos eixos (20 anos depois da Nissan o ter inventado lol)

Fazem parte desta geração todos os modelos com mudanças manuais de plataforma B7 como o S4, RS4, S6 e S8.

 

3.5.5) 5º Geração V2 (2008+)

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Vectoring Quattro System foi o nome que deram ao aperfeiçoamento da 5º geração.

Em vez do EDL que foi a causa de muitos acidentes, decidiram reprogramar o sistema para que a compensação do torque fosse feita consoante a tracção e não a aceleração de forma a que o carro acompanhe a direcção do eixo da frente, ou seja, se o condutor quer virar o carro vira.

Introduziram essa correcção no Audi S4 B8 em 2008 para testes e partir dai é OPCIONAL (lol a vossa vida é opcional) para todos os modelos quattro. Por isso, se querem comprar um modelo S ou RS em 2º mão informem-se que tem o Vectoring Quattro System a não ser que queiram brincar com a morte :P

Os inteligentes que economizam ao comprar "simples" A3, A4, A5 e A6 ficam a saber que o sistema é semelhante a este e são carros que tunados são muito superiores aos modelos de performance originais.

Audi TT e R8 também foram corrigidos.

 

3.6) 6º Geração (2010+)

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Nesta geração temos um torque dividido de forma inteligente até 70% no eixo frontal ou 85% no eixo traseiro consoante a necessidade.

Este upgrade tecnológico permite melhor estabilidade do carro na estrada sendo perfeito para o condutor comum.

Os modelos que vêm equipados com esta tecnologia mais recente do sistema quattro a partir de 2010 são o Audi RS5, A6, A7 e A8.

 

3.7) Geração Ultra (2016+)

É basicamente o Vectoring Quattro System mas com tecnologia do presente.

Até à data não existe nenhuma queixa a nível de segurança e estabilidade.

 

4) Precário

Os preços são em 2º mão no OLX e a partir de...

Audi Quattro (Rally) - 50.000€

Audi Coupe Quattro - 10.000€

Audi R8 Quattro - 60.000€

Audi RS6 Quattro - 50.000€

Audi RS5 Quattro - 60.000€

Audi RS4 Quattro - 30.000€

Audi TT Quattro - 6.000€

Audi A8 Quattro - 8.000€

Audi A7 Quattro - 30.000

Audi A6 Quattro - 5.000€

Audi A5 Quattro - 15.000€

Audi A4 Quattro - 5.000€

 

5) Opinião

O Audi Quattro foi sem dúvida uma lenda na história do Rally e o sistema de tracção que a Audi inventou nos anos 80 foi bastante à frente da concorrência europeia.

A forma como eles conceberam o sistema, tornava o veiculo exclusivo para pilotos realmente profissionais. Não era a máquina que fazia milagres mas sim o condutor.

Este sistema de tracção às 4 rodas na sua origem não pode ser comparado ao sistema ATESSA da Nissan porque utilizava um diferencial constante.

No entanto, com o passar das gerações a Audi veio apresentar modelos S e RS com diferencial variável 20 anos depois da Nissan. Não é muito inovador...

Os sistemas inteligentes inicialmente introduzidos pela Audi, como o EDL, para melhorar a segurança do veiculo causavam mais mortes e acidentes do que prevenia. :shit:

É verdade que foi projectado para condução citadina mas ninguém precisa de um computador para prevenir acidentes na cidade a 50Km/h, o problema é que este sistema realmente funcionava tão bem que os condutores ficavam "viciados" sem se aperceberem e quando iam para autódromos ou vias rápidas brincar nas curvas longas e apertadas viam-se sem controlo do carro já que o sistema é limitado.

A partir de 2008 todos os modelos S e RS que tenham o opcional Vectoring são óptimas viaturas de performance já testadas e aprovadas pelo Top Gear e The Grand Tour.

Todos os A3, A4, A5 e A6 são agradáveis de conduzir e têm segurança, além de serem facilmente modificados a nível de performance, mantendo a estabilidade e robustez do chassis.

O Audi TT Quattro também foi alvo dos problemas da 4º e 5º geração e matou muitas pessoas mas todos os outros TT's são bons.

Resumindo, Quattro originalmente era uma lenda, tudo o que veio a seguir é horrível.

Quem gastou dinheiro em S e RS antes do opcional Vectoring é porque gosta de testar a morte ou não faz ideia do que comprou.

A3, A4, A5 e A6 com tracção à frente são investimentos bem melhores que qualquer S ou RS no mercado da Audi. Pelo menos sabem que se morrerem a culpa é vossa e não estão a pagar por isso.

Para além de que o preço que pagam por um S ou RS podiam estar a comprar um carro realmente decente.

 

Qual é a vossa opinião?

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Episódio do The Grand Tour no qual Jeremy Clarkson documenta a história do Audi Quattro e da Lancia.

 

Têm aqui o pequeno trailer do canal oficial caso o outro deixe de dar. Podem sempre ver o episódio completo no MrPiracy.

 

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Lembro me deste anuncio espetacular do Audi Quattro (grande máquina naquela altura... um carro quase "todo-terreno")

As specs : 

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