morfo2 4,680 Posted March 29, 2017 Enquanto não houver mais pedidos de software dou por terminada essa área. Vou começar a fazer guias de automóveis. Este é o primeiro e é sobre o Subaru Impreza. Índice: 1) Introdução 2) História 3) Gerações 3.1) 1º Geração (1992-2000) 3.2) 2º Geração (2000-2007) 3.3) 3º Geração (2007-2011) 3.4) 4º Geração (2011+) 4) Precário 5) Opinião 1) Introdução A Subaru é uma produtora de automóveis japonesa que já existe desde 1953 e sempre se manteve fiel às suas origens, ou seja, produção de carros 4WD. O seu logótipo contém um segmento de estrelas que pertencem há constelação do Touro e o slogan "Confiança em Movimento" que representa a tracção 4x4 e o estilo de motor boxer de 4 cilindros (opostos 2 a 2). O azul é a cor que representa a marca mas não tem nenhum significado oficial. Suponho que tenha a ver com o céu por causa da constelação. 2) História O modelo Impreza nasceu em 1992 e é comercializado ainda hoje, sendo a gama mais conhecida desta marca. Todos os Imprezas têm um motor Boxer e tracção integral (4 rodas). A Subaru ganhou diversas competições de Rally com este carro inclusive o WRC (World Rally Championship) em 1995, 2001 e 2003. O seu maior rival é o Mitsubishi Lancer Evolution apesar de muitos considerarem o Impreza superior. Eu pessoalmente também o considero. Aqui está a exibição de Colin McRae, o famoso piloto que venceu o WRC em 95 com este carro... 3.1) 1º Geração (1992-2000) Produzido entre 1992 e 2000, este foi o inicio de uma era extraordinária. O motor varia entre 1.6L a 2.5L e entre 90 a 280 cavalos. Existe em versão Sedan com 4 portas, Coupe com 2 portas ou SW (carrinha) com 5 portas. 3.2) 2º Geração (2000-2007) A segunda geração deixou de ter coupes mas mantém a linha original de Sedan (4 portas) e SW (5 portas). Apesar de ter ganho 2 WRC's (2001 e 2003), os clientes não ficaram satisfeitos com o facto de não haver modelo de 2/3 portas. A nível de vendas, no Japão, foi inferior há 1º geração. 3.3) 3º Geração (2007-2011) O antigo SW passa a ser agora Hatchback como podem ver na imagem e mantêm o Sedan normal. Foi nesta época que a Subaru apresentou o motor mais potente deste modelo, um Boxer 2.5 WRX STI com 330 cavalos. 3.4) 4º Geração (2011+) Como grande parte das marcas, chegou a nova era dos carros modernos e económicos... Os motores passam a ser todos 1.6 ou 2.0 com 230 cavalos no máximo. Sem dúvida uma grande evolução a nível de electrónica e segurança mas como podem ver a estética é bastante limitada há legislação actual. 4) Precário Em Portugal a Subaru não tem nenhum stand oficial e se quiser um novo ou semi-novo terá de comprar de stands parceiros. Também pode encontrar vários Imprezas há venda em 2º mão no OLX em https://www.olx.pt/carros-motos-e-barcos/carros/subaru/?search[filter_enum_modelo][0]=impreza&search[description]=1&search[order]=filter_float_price%3Aasc Os preços variam entre 2000€ a 40.000€. Se quiser um em 2º mão, não aconselho a comprar nenhum abaixo dos 6.000€. Motores 2.0 com 180 cavalos ou superior são recomendados. 5) Opinião Na minha opinião o Impreza é o melhor carro de rally de sempre e acho a 1º geração a mais bonita. O motor boxer é sem dúvida um dos melhores do mundo graças ao seu baixo ponto de gravidade. O sistema 4x4 da Subaru também não fica atrás e realmente demonstra "Confiança no Movimento". Qual é a vossa opinião? Vejam também! 1 2 nagatto, Guts and Kajo ✌ reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
chavetas 111 Posted March 30, 2017 1ª geração claramente! 1 morfo2 reacted to this Share this post Link to post Share on other sites
Nestle 382 Posted April 5, 2017 1º Geração é o meu favorito, sem duvidas! Share this post Link to post Share on other sites
ibl1nd aka n0t 95 Posted April 5, 2017 Subaru sem duvida um excelente carro, mas ainda assim, não consegue chegar perto do seu eterno rival Mitsubishi Lancer Evolution. Share this post Link to post Share on other sites
morfo2 4,680 Posted September 20, 2018 Mais informação sobre este carro e a sua lenda. Share this post Link to post Share on other sites