antiblock
Cyphriun
  • Chatbox

    Did you check out our Discord? https://discord.gg/FFdvMjk9xA
    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
☆♕ CabrinhaSexy ♕☆

Tunning - Sim Ou Não?

6 posts in this topic

Tunning - Sim ou Não?


 


honda-civic-1998-tuning-2.jpg


 


Ora boa tarde pessoal, venho aqui propor um tópico de discussão, sobre o Tunning


 


 Acham que devia ser legalizado em Portugal?


 


• Que razões acham que existem para continuar a ser ilegal em Portugal?


 


• Já participaram ou foram ver aí picanços nas ruas? Falem sobre as vossas experiências


Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
diamwall

 Acham que devia ser legalizado em Portugal?


Não. Muitas das pessoas que praticam o tuning são pessoas que nem noção do que estão a fazer têm. Rebaixar um carro, alterar o "câmber", meter umas jantes, uns "lug nuts" da Password JDM, uma linha "di bufo", e etc, é muito bonito, mas as coisas não podem ser assim tão básicas. E se eu meter um triângulo com regulagem de câmber de 50$ do ebay no meu carro, for na estrada, aquilo partir e alguém levar comigo em cima? E se eu alterar o câmber e me despistar a 120km/h porque o meu carro perdeu aderência, como é? Têm de existir responsabilidades e legalizar o tuning acho que está fora de questão.


Alterações de motor? Claro que não! Por exemplo, quem compra um Honda Civic EG4 (1.5 LSI 90cv) e mete um motor 1.6 VTI (B16A2 160cv) é obvio que é para ir correr na rua e por a vida de terceiros em risco. Porque haveria de ser legal meter um motor que não é do carro? Atenção, estou a falar contra mim, eu tenho um Honda e também gosto de "medir pilinhas" na estrada com o pessoal.


 


• Que razões acham que existem para continuar a ser ilegal em Portugal?


 


Já disse acima.


 


• Já participaram ou foram ver aí picanços nas ruas? Falem sobre as vossas experiências


 


Já, não gosto de "molhadas" mas se quizerem comparar 1vs1 estou quase sempre disponível, isto na desportiva.


Basta saberes o que estás a fazer e evitar manobras perigosas. É seguro! Nunca faças aquilo que não tens 100% de certeza que consegues fazer. Tens medo de fazer a  curva a 200? Faz a 180! Não arrisques!


Share this post


Link to post
Share on other sites

O Tuning é legal. Basta ir ao website do IMTT e ver a legislação. Pode-se alterar o carro dentro dos limites exigidos pelo IMTT e com componentes Homologados.

Resumo: http://www.circulaseguro.pt/instituicoes-e-legislacao/alteracoes-tuning-sao-legais

Share this post


Link to post
Share on other sites

O Tuning é legal. Basta ir ao website do IMTT e ver a legislação. Pode-se alterar o carro dentro dos limites exigidos pelo IMTT e com componentes Homologados.

Resumo: http://www.circulaseguro.pt/instituicoes-e-legislacao/alteracoes-tuning-sao-legais

 

maxi_tuning_seat_ibiza_diablo_entrada.jp

 

Vai lá legalizar isto então!

Share this post


Link to post
Share on other sites

maxi_tuning_seat_ibiza_diablo_entrada.jp

 

Vai lá legalizar isto então!

Ias demorar quase 2 anos a receber o Livrete do IMTT mas se isso estiver dentro das normas:

> Rebaixamento não inferior a 10cm do chão.

> Jantes legalizadas (taxa €)

> Pintura legalizada como "Preto e Outros" (taxa €)

> Faróis Angel Eyes homologados sem Xenon que não sejam de origem

> Vidros vermelhos com 15% ou menos de densidade à frente, com 30% ou menos de densidade à lateral e com 90% ou menos de densidade atrás.

> Aileron homologado

> Baquetes e Cinto de 4 pontos homologado

> Espelhos laterais homologados

> Pintura gráfica legalizada (taxa €)

> Capo homologado.

 

Isso tudo passa na inspecção após a devida actualização do livrete e o valor para legalizar as jantes por exemplo são 60€, a pintura são 40€, o grafismo não sei e o livrete são 60€ também acho eu por isso não passa sequer dos 300€.

A única coisa ilegal na estética desse carro são os autocolantes no vidro e é uma multa de 20€ por cada um. O vidro traseiro é o único sitio que pode ter autocolantes dísticos de deficiente, bebé a bordo, PM, PJ, PSP, Embaixada, etc... No entanto, os autocolantes são permitidos na chapa do carro desde que não perfaçam 50% ou mais da área total.

A nível do motor não sei, não consigo adivinhar o que está de baixo do capo mas mesmo que seja um motor de outra marca ou modelo, também pode ser legalizado apesar de custar 2000€ ou mais para o fazer.

Como vês o tuning não é ilegal e até mesmo esse veiculo pode circular na estrada.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ias demorar quase 2 anos a receber o Livrete do IMTT mas se isso estiver dentro das normas:

> Rebaixamento não inferior a 10cm do chão.

> Jantes legalizadas (taxa €)

> Pintura legalizada como "Preto e Outros" (taxa €)

> Faróis Angel Eyes homologados sem Xenon que não sejam de origem

> Vidros vermelhos com 15% ou menos de densidade à frente, com 30% ou menos de densidade à lateral e com 90% ou menos de densidade atrás.

> Aileron homologado

> Baquetes e Cinto de 4 pontos homologado

> Espelhos laterais homologados

> Pintura gráfica legalizada (taxa €)

> Capo homologado.

 

Isso tudo passa na inspecção após a devida actualização do livrete e o valor para legalizar as jantes por exemplo são 60€, a pintura são 40€, o grafismo não sei e o livrete são 60€ também acho eu por isso não passa sequer dos 300€.

A única coisa ilegal na estética desse carro são os autocolantes no vidro e é uma multa de 20€ por cada um. O vidro traseiro é o único sitio que pode ter autocolantes dísticos de deficiente, bebé a bordo, PM, PJ, PSP, Embaixada, etc... No entanto, os autocolantes são permitidos na chapa do carro desde que não perfaçam 50% ou mais da área total.

A nível do motor não sei, não consigo adivinhar o que está de baixo do capo mas mesmo que seja um motor de outra marca ou modelo, também pode ser legalizado apesar de custar 2000€ ou mais para o fazer.

Como vês o tuning não é ilegal e até mesmo esse veiculo pode circular na estrada.

 

 

Conseguiste calar-me a 100%.

Parabéns!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this