antiblock
Elveron
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
V¡®u§

Entenda o que é algoritmo

2 posts in this topic

Para que um computador faça qualquer coisa, você precisa de um programa de computador. Para criar um programa de computador, você tem de informar ao computador, passo a passo, exatamente o que você espera que ele faça. O computador então "executa" o programa, seguindo cada passo mecanicamente para atingir o objetivo final.

Quando você "diz" ao computador o que fazer, você também deve escolhercomo ele vai fazer. é aí que entram os algoritmos de computador. Algoritmo é a técnica básica usada para fazer o trabalho. Vamos acompanhar um exemplo para ajudar a entender o conceito de algoritmo.


Digamos que você tem um amigo chegando ao aeroporto e ele precisa ir do aeroporto até sua casa. Aqui estão quatro algoritmos diferentes que você poderia dar a seu amigo para ele chegar à casa:

  • [*]
o algoritmo do táxi:
  • [*]
vá para o ponto de táxi; [*]entre em um táxi; [*]dê meu endereço ao motorista.

[*]o algoritmo "ligue-me":

  • [*]
quando seu avião chegar, ligue para meu celular; [*]espere do lado de fora do terminal de bagagens (em inglês).

[*]O algoritmo "alugue um carro":

  • [*]
pegue o circular até o aluguel de automóveis; [*]alugue um carro; [*]siga as instruções para chegar até minha casa.

[*]O algoritmo do ônibus:

  • [*]
fora do terminal de bagagens, pegue o ônibus número 70; [*]faça uma baldeação para o ônibus 14 na Rua Dom Pedro; [*]desça na rua Aroeira; [*]ande duas quadras para norte até minha casa.

Todos esses quatro algoritmos atingem exatamente a mesma meta, mas cada um deles o faz de modo completamente diferente. Cada algoritmo também possui um custo e um tempo de viagem diferentes. O táxi, por exemplo, é a maneira mais rápida e cara. Já o ônibus é definitivamente mais barato, mas bem mais lento. Você escolhe o algoritmo com base nas circunstâncias.



Na programação de computadores, freqüentemente há diversos caminhos, ou algoritmos, para cumprir qualquer tarefa determinada. Cada algoritmo tem vantagens e desvantagens em situações diferentes. A ordenação é uma área onde se fez muita pesquisa, porque os computadores gastam muito tempo classificando listas. Aqui estão cinco algoritmos diferentes que são usados na ordenação:

  • [*]
ordenação por caixas [*]ordenação por mistura [*]ordenação por bolha [*]ordenação por aparência [*]ordenação rápida

Se você tem um milhão de valores inteiros entre 1 e 10 e precisa ordená-los, a ordenação por caixa é o algoritmo certo a ser usado. Se você tem um milhão de títulos de livros, o método ordenação rápida poderia ser o melhor algoritmo. Conhecendo os pontos fortes e fracos dos diferentes algoritmos, você escolhe o melhor para a tarefa que tem em mãos.

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Cyphriun

Este tutorial já está aqui ao tempo e nunca ninguém disse obrigado xd!

 

Obrigado pelo tutorial!

 

Cumprimentos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this