antiblock
Cyphriun
  • Chatbox

    Did you check out our Discord? https://discord.gg/FFdvMjk9xA
    You don't have permission to chat.
    Load More
  • 0
AROM

Ports Compat4x, etc

Question

Bem, comecei a criar um servidor com FREEBSD 9.3 Release p5 (amd64) e por algum motivo não consigo instalar as ports.

ERRO:
Variable .CURDIR is recursive.
"/usr/ports/Mk/bsd.port.mk", line 1038: Unknown directive
Unknown modifier 't'

A port tree está atualizada, por isso não sei qual o problema.

Cumpz, 
AROM



 

Share this post


Link to post
Share on other sites

14 answers to this question

  • 0

Compat4x não é preciso.

Recomendo-te antes utilizares o pkg ao invés do portsnap.

Também recomendo antes 11.2 amd64 (para source 32bit, a nao ser que metas uma jail).

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Elveron
  • 0
2 minutos atrás, tierrilopes disse:

Compat4x não é preciso.

Recomendo-te antes utilizares o pkg ao invés do portsnap.

Também recomendo antes 11.2 amd64 (para source 32bit, a nao ser que metas uma jail).


A Source é a do AddictMt2 - Zeus daqui da Cyber - Gamers.
 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Essa source é basicamente a mainline (a original).

Não precisas do compat7x, podes instalar tudo usando o pkg

Ao invés de fazer cd para o directorio do gmake por exemplo e escreveres "make install clean", podes fazer:

pkg install gmake

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Eu estou a seguir este tutorial.
 


Estou a usar o PDF para me guiar e assim, se fizer o que me disseste já me perdi todo porque nem sequer sei o que é gmake nem sei o que é que terei que alterar no outro tutorial  para usar isso. Enfim. Ainda me criticam por fazer um post com duvidas aqui. Obrigado na mesma mas caga, já vi que nunca vai ser possível por falta de informação concreta, até o tut da cyber-gamers está incompleto, basicamente está feito para hosts caseiros.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

https://www.mediafire.com/file/i4qx8d8mfk5n98x/TMT_metin2_src.7z

 

Clipboardimage2016-05-19172813.png

 

Password web_api modificada para: QbBsxFZnmcPC8n6fuk6byGjMKxSUJQNxpJuCQ6LKRtX3Ycy8QM (AVISO! Modificar esta password para uma diferente e forte)

Como usar o ficheiro ova(virtualbox)?

1- Instalar o VirtualBox

2- Abrir o VirtualBox

3- Extrair o ficheiro mt2source.7z

4- Ir a File-->> Import Appliance e selecionar o ficheiro ova.

5- Editar as definições da máquina a vosso gosto (memória ram, placa de rede, etc)


Como usar o ficheiro ova(vmware)?

1- Instalar a Vmware Workstation

2- Abrir a vmware

3- Extrair o ficheiro TMT_metin2_src.7z

4- Ir a File-->> Open e selecionar o ficheiro ova.

5- Editar as definições da máquina a vosso gosto (memória ram, placa de rede, etc)

 

Password: forum.tlthings.net

Utilizador: root

Password utilizador: tmt

Libs necessárias para o game (em 64-bit colocar em /usr/lib32): Download

 

Isso foi feito no final de 2014, acho que apenas corrigi um exploit (messenger) quando surgiu e nunca mais mexi nisso. É um bom sitio para começar, é compatível com as coisas do addictmt2.

Basta só entrar na máquina, escrever o comando "rebuild" para recompilar a source e feito. Localização dos ficheiros tens no print acima (a mesma info é mostrada quando fazes login na maquina virtual).

Edited by tierrilopes (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
Em 22/08/2018 at 01:21, tierrilopes disse:

https://www.mediafire.com/file/i4qx8d8mfk5n98x/TMT_metin2_src.7z

 

Clipboardimage2016-05-19172813.png

 


Password web_api modificada para: QbBsxFZnmcPC8n6fuk6byGjMKxSUJQNxpJuCQ6LKRtX3Ycy8QM (AVISO! Modificar esta password para uma diferente e forte)

Como usar o ficheiro ova(virtualbox)?

1- Instalar o VirtualBox

2- Abrir o VirtualBox

3- Extrair o ficheiro mt2source.7z

4- Ir a File-->> Import Appliance e selecionar o ficheiro ova.

5- Editar as definições da máquina a vosso gosto (memória ram, placa de rede, etc)


Como usar o ficheiro ova(vmware)?

1- Instalar a Vmware Workstation

2- Abrir a vmware

3- Extrair o ficheiro TMT_metin2_src.7z

4- Ir a File-->> Open e selecionar o ficheiro ova.

5- Editar as definições da máquina a vosso gosto (memória ram, placa de rede, etc)

 


Password: forum.tlthings.net

Utilizador: root

Password utilizador: tmt

Libs necessárias para o game (em 64-bit colocar em /usr/lib32): Download

 

Isso foi feito no final de 2014, acho que apenas corrigi um exploit (messenger) quando surgiu e nunca mais mexi nisso. É um bom sitio para começar, é compatível com as coisas do addictmt2.

Basta só entrar na máquina, escrever o comando "rebuild" para recompilar a source e feito. Localização dos ficheiros tens no print acima (a mesma info é mostrada quando fazes login na maquina virtual).


Antes de usar esse tut que me forneceste que, agradeço te já por isso, queria ver se consigo completar o outro para continuar a aprendizagem. 
O que eu entendi do que me disseste foi que o "gmake" é o substituto do "portsnap" , se é que assim se pode dizer. É verdade?

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Não. 

Pkg é uma alternativa ao portsnap.

No portsnap, tu compilas os programas através das suas sources. 

Utilizando o pkg, utilizas software que já foi compilado previamente e apenas tens de extrair e executar.

 

Gmake foi exemplo. Para instalares o gmake podes utilizar o portsnap:

cd /usr/ports/devel/gmake/ && make install clean

 

Ou o pkg:

pkg install gmake

 

Tens aqui info acerca:

https://www.freshports.org/faq.php#port

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
57 minutos atrás, tierrilopes disse:

Não. 

Pkg é uma alternativa ao portsnap.

No portsnap, tu compilas os programas através das suas sources. 

Utilizando o pkg, utilizas software que já foi compilado previamente e apenas tens de extrair e executar.

 

Gmake foi exemplo. Para instalares o gmake podes utilizar o portsnap:

cd /usr/ports/devel/gmake/ && make install clean

 

Ou o pkg:

 pkg install gmake

  

Tens aqui info acerca:

https://www.freshports.org/faq.php#port

 


Okay, já estive a ler o artigo, obrigado pelo link.

Comecei por fazer isto assim que tive a VM ligada:

- pkg update
- pkg upgrade

- pkg install mysql57-server mysql57-client
- sysrc mysql_enable="YES"
- service mysql-server start

...e foi aqui que me deparei com um erro, ao iniciar o mysql. 

"/usr/local/etc/rc.d/mysql-server: WARNING: failed precmd routine for mysql"

Tentei esta resolução -> https://stackoverflow.com/questions/37103450/freebsd-mysql-error-after-installation (sem sucesso)


-FREEBSD (versão 11.0 p9 amd64)

Em cima disseste que a versão que aconselhavas era a 11.2, eu tentei dar upgrade mas tive problemas em ligar a VM a seguir ao reboot.
Vou por isto em pratos limpos para que seja fácil de perceber e me possas ajudar o mais objetivamente possível porque isto está a pôr me meio confuso, afinal de contas, sou um novato ainda.

Estou a criar o servidor já na máquina de 1GB RAM no host da Blazingfast.

Tenho estas opções de VMs : (Linux - FREEBSD)
9.3x64 (10GB)
9.3 MT2 x64 (não sei qual o acréscimo de ser metin2 dado que não está especificado) (10GB)
10.1x64 (5GB)
11.0x32 (10GB)
11.0x64 (10GB)

O que farias em meu lugar? 
Ias para 11.0 x64 e davas upgrade para 11.2 e usavas pkg para configurar a máquina e depois dar upload às files ? 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

No teu lugar abandonava por completo essa empresa. Explicar-te o porquê é demasiado para ser colocado aqui.

 

De seguida, e quase pelas mesmas razões, abandonava por completo esse PDF do addictmt2 (não vale a pena alongar-me pois não quero ferir as ilusões de terceiros).

 

Depois, fazia download de vmware.

 

Instalava a última versão estável freebsd (se queres compilar source nela, recomendo antes usares a versão 32-bit)

http://ftp.freebsd.org/pub/FreeBSD/releases/ISO-IMAGES/11.2/FreeBSD-11.2-RELEASE-i386-disc1.iso

 

Fazia uma instalação limpa (foi com a 11.1, processo é igual para as outras):

 

Após isso, terás sim de instalar os programas necessários para compilar a source.

Estas deverão ser suficientes (não são todas precisas, mas isso fica para quando te aprofundares no assunto):

  • pkg install gmake
  • pkg install makedepend
  • pkg install python
  • pkg install gcc
  • pkg install devil
  • pkg install boost-all

Depois colocava lá a source, no directório que quiseres e experimentava compilar, para ver se faltava instalar alguma pkg e assim, de acordo com os erros que desse.

 

Depois, para instalar o mysql, podes ler o meu script que contém passo a passo os comandos para:

  • Instala mysql55-server
  • Remove utilizadores default
  • Gera nome de utilizador com 12 caracteres
  • Gera password com 64 caracteres

O script, ao dares permissão (ex:777), faz tudo automaticamente.

 

Abre-o com o notepad para leres os comandos e veres o que faz o quê.

 

 

Depois de teres tudo feito, elimina a máquina virtual e faz de novo. Repete até que consigas fazer no minimo metade do processo sem ser preciso documentação alguma.

Depois parabéns, já sabes mais do que uma boa parte de donos de servidores metin2.

m2dev.net/metin2/mysql_installer.sh

Edited by tierrilopes (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
10 minutos atrás, tierrilopes disse:

No teu lugar abandonava por completo essa empresa. Explicar-te o porquê é demasiado para ser colocado aqui.

 

De seguida, e quase pelas mesmas razões, abandonava por completo esse PDF do addictmt2 (não vale a pena alongar-me pois não quero ferir as ilusões de terceiros).

 

Depois, fazia download de vmware.

 

Instalava a última versão estável freebsd (se queres compilar source nela, recomendo antes usares a versão 32-bit)

http://ftp.freebsd.org/pub/FreeBSD/releases/ISO-IMAGES/11.2/FreeBSD-11.2-RELEASE-i386-disc1.iso

 

Fazia uma instalação limpa (foi com a 11.1, processo é igual para as outras):

 

Após isso, terás sim de instalar as ports necessárias para compilar a source.

Estas deverão ser suficientes (não são todas precisas, mas isso fica para quando te aprofundares no assunto):

  • pkg install gmake
  • pkg install makedepend
  • pkg install python
  • pkg install gcc
  • pkg install devil
  • pkg install boost-all

Depois colocava lá a source, no directório que quiser e experimenta compilar, para ver se faltava instalar alguma pkg e assim, de acordo com os erros que desse.

  

 Depois, para instalar o mysql, podes ler o meu script que contém passo a passo os comandos para:

  •  Instala mysql55-server
  •  Remove utilizadores default
  • Gera nome de utilizador com 12 caracteres
  • Gera password com 64 caracteres

O script, ao dares permissão (ex:777), faz tudo automaticamente.

 

Abre-o com o notepad para leres os comandos e veres o que faz o quê.

 

 

Depois de teres tudo feito, elimina a máquina virtual e faz de novo. Repete até que consigas fazer no minimo metade do processo sem ser preciso documentação alguma.

Depois parabéns, já sabes mais do que uma boa parte de donos de servidores metin2.

m2dev.net/metin2/mysql_installer.sh


Estás a sugerir que faça caseiro até estar pronto? 
Algum host que sugiras para eu criar servidor então? De forma a que possa instalar essa VM.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Sim, não vale a pena gastares dinheiro algum (nem que seja 10 cêntimos) quando estás ainda a aprender.

Podes perfeitamente utilizar no teu computador, sem hamachi/loopback nem portmap nem nada dessas porcarias.

Após instalares como no video, utilizas o comando "ifconfig" no freebsd para ver o ip.

Utilizas esse IP para o servidor e feito.

Edited by tierrilopes (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
Agora, tierrilopes disse:

Sim, não vale a pena gastares dinheiro algum (nem que seja 10 cêntimos) quando estás ainda a aprender.

Podes perfeitamente utilizar no teu computador, sem hamachi/loopback nem portmap nem nada dessas porcarias.

Após instalares como no video, utilizas o comando "ifconfig" no freebsd para ver o ip.

Utilizas esse IP para o servidor e feito.


E esse IP é acessível a outros para poderem trabalhar na máquina comigo e entrarem no servidor?

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Não, mas para um trabalho colaborativo é melhor primeiro tu aprenderes sozinho, só depois juntares-te a outras pessoas.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
1 minuto atrás, tierrilopes disse:

Não, mas para um trabalho colaborativo é melhor primeiro tu aprenderes sozinho, só depois juntares-te a outras pessoas.


Se eu criar um loopback consigo tonar isso possível né?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now