antiblock
Rodnia | Alpha & Omega
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
  • 0
kebas

Como fazer Maquina Windows10 tipo Kioske Só com um programa "exe"

Question

Boa tarde,

 

Alguém sabe uma forma rápida e fácil de fazer um PC / Maquina Windows10 tipo Kiosk que só quando se inicia so abre um programa e so funciona mesmo esse programa, mas por tras continua a correr todos os serviços normais e com alguma combinação de teclas é que aparece o ambiente de trabalho normal.

Ja experimentei mesmo com a opção "kiosk" do windows designer, mas so funciona como que quero nas APPS do windows.

Quero que faça com um programa de gestão, ou seja, ao inciar o windows abre logo esse programa de gestão (por exemplo Primavera, PHC, Gestware, um desses) e so funciona esse programa, o user nao tem mais nada de acesso ao windows, nem menu iniciar, nada. Depois com alguma combinação de teclas, ou (até mesmo como o kiosk) trocando de user, tem-se o windows inteiro normal.
Se algume conseguir ajudar, ou mais esclarecimentos, agradeço imenso e depois até posso fazer um post com uma especie de wiki de como o fazer com sucesso de forma rapida sem as tentativa-erro
Muito Obrigado

Share this post


Link to post
Share on other sites

12 answers to this question

  • 0

Como o Windowns não é open-source, penso que seja possivel fazer isso tudo

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
https://arwen2.global/
  • 0

O windows permite-te criares vários utilizadores e podes restringir praticamente tudo.

Se calhar a melhor forma de protegeres o que quer que seja a acesso de terceiros era fazeres uma pen bootavel, ou seja, instalares o Windows na própria pen. Assim metias esse OS com conta de utilizador e restringias tudo o que quisesses.

Podes dar uma ordem ao Windows também para arrancar com um programa X.

Basicamente tens acesso à máquina normalmente (no qual podes meter uma senha) e por fora, o utilizador tem acesso ao OS quando insere a Pen USB. É como se fosse 2 computadores na mesma build.

Em última opção, é maquina virtual com o OS lá pa dentro, bloqueias todos os acessos do utilizador exepto à máquina virtual e está feito.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
14 horas atrás, [ADM]GOODSPEED disse:

Como o Windowns não é open-source, penso que seja possivel fazer isso tudo

É possivel, tenho visto em lojas de retalho, pcs de videovigilancia, pcs de senhas e controlo de atendimento, os ultimos têm todos windows 7 e alguns windows 8, e pagam a firmas para desenvolver (preparar) o sistema assim para eles, mas quero saber como o fazem para replicar.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
14 horas atrás, morfo2 disse:

O windows permite-te criares vários utilizadores e podes restringir praticamente tudo.

Se calhar a melhor forma de protegeres o que quer que seja a acesso de terceiros era fazeres uma pen bootavel, ou seja, instalares o Windows na própria pen. Assim metias esse OS com conta de utilizador e restringias tudo o que quisesses.

Podes dar uma ordem ao Windows também para arrancar com um programa X.

Basicamente tens acesso à máquina normalmente (no qual podes meter uma senha) e por fora, o utilizador tem acesso ao OS quando insere a Pen USB. É como se fosse 2 computadores na mesma build.

Em última opção, é maquina virtual com o OS lá pa dentro, bloqueias todos os acessos do utilizador exepto à máquina virtual e está feito.

Epa, tem mesmo de ser o sistema instalado no pc e sem pens (ja vai ter uma dongle a validar o sistema de gestão e tem de ser o mais "blindado" possivel contra nabos)
Ou seja iniciar o windows que automaticamente naquele user so corre aquele programa, nao da para fechar o programa nem nada, o ctrl+alt+del nao faz nada, etc.
O pessoal que faz asssitencia a essas maquinas, tem uma combinação de teclas (normalmente é tipo ctrl+shift+esc) para aceder aos sistema colocando uma password.

ja experimentei com o Windows Configuration Designer mas nao fica nada de jeito, alem que aquilo é mais para instalar primeiro e depois so corre o que instalou, e programas de gestao têm licenças, etc. que nao funca dessa forma.

O mais rapido e facil, mesmo igual ou parecido que tenho conseguido é com o Assigned Access do windows 10, mas no Win Pro só funciona para apps da windows store (Universal Windows Platform).

Já tenho a indicação que o enterprise e o education permitem aplicações "normais" exe, mas ainda vou experimentar.
Atá agora nada feito :WutFace:

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Na empresa em que estou a fazer estágio quando são máquinas para controlo de horários (software próprio desenvolvido pelos programadores), são máquinas "limpas" só com o programa a abrir no arranque e ficar sempre ligado só com o sensor de impressão digital conectado...

 

É uma máquina normal com Windows (os mais recentes são windows 10) e metem o programa no arranque do windows...

 

Eles usam o programa WinDev para a programação dos software que vendem.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
13 minutos atrás, Karbust™ # PT disse:

Na empresa em que estou a fazer estágio quando são máquinas para controlo de horários (software próprio desenvolvido pelos programadores), são máquinas "limpas" só com o programa a abrir no arranque e ficar sempre ligado só com o sensor de impressão digital conectado...

 

É uma máquina normal com Windows (os mais recentes são windows 10) e metem o programa no arranque do windows...

 

Eles usam o programa WinDev para a programação dos software que vendem.

Obrigado pela dica,

SIm, essas maquinas e outras parecidas nao tem muito problemas, pois nao ha possibilidade em condições normais de alguem mexer com teclado e rato.
no caso especifico que quero vai haver teclado, rato e monitor touch ligado as maquinas, e qualquer esperto pode fechar ou minimazar o programa e ir a net, etc. o que nao pode acontecer ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
5 horas atrás, kebas disse:

Obrigado pela dica,

SIm, essas maquinas e outras parecidas nao tem muito problemas, pois nao ha possibilidade em condições normais de alguem mexer com teclado e rato.
no caso especifico que quero vai haver teclado, rato e monitor touch ligado as maquinas, e qualquer esperto pode fechar ou minimazar o programa e ir a net, etc. o que nao pode acontecer ;)

 

De momento têm-se usado tablets com uma base feita à medida do tablet em chapa num parceiro da empresa, leva um trinco, assim quem não tem a chave só tem acesso ao sensor de impressão digital e ao ecrã touch (e não dá para sair a não ser que seja inserido o código de sair do programa (touch)), quando se abre vêem-se os cabos e tudo mais.

 

Este suporte é pendurado fixado na parede, os modelos mais antigos (dos primeiros que foram vendidos) eram basicamente um quiosque tipo os das senhas (também vendem desses) altos, mas os tempos mudam e foi-se evoluindo.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
4 minutos atrás, Karbust™ # PT disse:

 

De momento têm-se usado tablets com uma base feita à medida do tablet em chapa num parceiro da empresa, leva um trinco, assim quem não tem a chave só tem acesso ao sensor de impressão digital e ao ecrã touch (e não dá para sair a não ser que seja inserido o código de sair do programa (touch)), quando se abre vêem-se os cabos e tudo mais.

 

Este suporte é pendurado fixado na parede, os modelos mais antigos (dos primeiros que foram vendidos) eram basicamente um quiosque tipo os das senhas (também vendem desses) altos, mas os tempos mudam e foi-se evoluindo.

Tambem ja vi desses, e nos aqui tambem ja fizemos so com raspberry e monitor touch, mas com linux.

Para este projecto que peço vossa opinião/ajuda tem mesmo de ser com windows, vai correr sql por tras, e pela frente programa de gestao, tem de haver monitor touch, mas tambem teclado e rato, o utilizador so pode ter acesso ao programa que arrancará, sem hipotese de o fechar nem de aceder ao windows.
para efeitos de assistência, tem de haver user administrador para acesso total á maquina em caso resolução de problemas.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
23 horas atrás, [ADM]GOODSPEED disse:

Como o Windowns não é open-source, penso que seja possivel fazer isso tudo


Mas que raio de resposta foi essa? Tens noção do que disseste? Desde quando é que um Sistema seja open-source ou não, não permite fazer o que ele quer? Não tem nada a haver, mesmo nada. Um sistema open-source também pode fazer o que ele quer, ser open-source não significa absolutamente nada. O que diferencia é que é codigo aberto. De resto isso não fez sentido nenhum. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
4 horas atrás, kebas disse:

Tambem ja vi desses, e nos aqui tambem ja fizemos so com raspberry e monitor touch, mas com linux.

Para este projecto que peço vossa opinião/ajuda tem mesmo de ser com windows, vai correr sql por tras, e pela frente programa de gestao, tem de haver monitor touch, mas tambem teclado e rato, o utilizador so pode ter acesso ao programa que arrancará, sem hipotese de o fechar nem de aceder ao windows.
para efeitos de assistência, tem de haver user administrador para acesso total á maquina em caso resolução de problemas.

 

Algumas características do que a empresa em que estou desenvolveu:

-Registo de entradas/saídas de funcionários através das impressões digitais (identificador biométrico).
-Registo de entradas/saídas por password (monitor touchscreen)
-Registo de entradas/saidas por código + impressão digital
-Indicação sonora das operações efectuadas (Entrada/Saida)
-Indicação sonora de impossibilidade de autenticar
-Indicação sonora da existência de mensagens programadas
-Visualização do Nome do funcionário no acto da autenticação
-Visualização das mensagens previamente programadas para o funcionário no acto da autenticação
-Acesso remoto através de ligação de rede IP

 

Além disso, a gestão dele é efetuado pelo BackOffice do programa, em que o patrão (ou quem gere os funcionários) tem acesso (noutro computador) para o controlo dos horários, e toda a sua programação...

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
Em 23/03/2018 at 18:09, Pwn3d_x disse:


Mas que raio de resposta foi essa? Tens noção do que disseste? Desde quando é que um Sistema seja open-source ou não, não permite fazer o que ele quer? Não tem nada a haver, mesmo nada. Um sistema open-source também pode fazer o que ele quer, ser open-source não significa absolutamente nada. O que diferencia é que é codigo aberto. De resto isso não fez sentido nenhum. 

 

Deixa estar, o que interessa é que houve feedback. A resposta por si só é util, o feedback certo ou nao é subjectivo à minha pessoa, valido que tive logo feedback, nao é preciso vir logo de facas afiadas :7_sweat_smile:

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
23 horas atrás, Karbust™ # PT disse:

 

Algumas características do que a empresa em que estou desenvolveu:


-Registo de entradas/saídas de funcionários através das impressões digitais (identificador biométrico).
-Registo de entradas/saídas por password (monitor touchscreen)
-Registo de entradas/saidas por código + impressão digital
-Indicação sonora das operações efectuadas (Entrada/Saida)
-Indicação sonora de impossibilidade de autenticar
-Indicação sonora da existência de mensagens programadas
-Visualização do Nome do funcionário no acto da autenticação
-Visualização das mensagens previamente programadas para o funcionário no acto da autenticação
-Acesso remoto através de ligação de rede IP

 

Além disso, a gestão dele é efetuado pelo BackOffice do programa, em que o patrão (ou quem gere os funcionários) tem acesso (noutro computador) para o controlo dos horários, e toda a sua programação...

 

Válido isso tudo, mas isso é no programa em si que desenvolveram. Tudo isso é relativo ao programa e a consulta através de outras maquinas pode até ser feita por queries à base de dados. Tudo isto sempre é parte do "vosso" programa e nao do Windows. mas mais uma vez obrigado na mesma que assim vamos avançando e refinando a coisa.
 Eu quero mesmo é o Windows preparado para só correr um programa activamente na óptica do utilizador sem hipótese de fechar, minimizar ou fazer porcaria sem querer, o programa que depois irá correr ja existe á muitos anos, testado e na situação onde o quero aplicar "com limitações" ele esta a funcionar a correr no arranque do PC, mas isso pronto dá azo (e muitas vezes as assistências que fazemos é para resolver problemas entre a cadeira e o teclado) a fazerem besteiras. 

Dito isto, vem dai o objectivo de "blindar" contra nabos, criando um user ou mesmo um Windows10 onde a única coisa que corre "à vista" é o programa em causa, excepto se for em modo admin onde então se tem acesso ao Windows de forma convencional.
Exemplos do que quero vê-se isso nos pcs de videovigilância (Windows 7 e Windows 8), Programas de facturação tipo winrest por cima mas por baixo é Windows normalíssimo, até nas vulgares caixas de multibanco que toda a gente usa (Windows XP)
quero replicar isso / saber como se faz da forma mais rápida e simples possível 😊

Edited by kebas
erro ortografico (see edit history)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now