antiblock
Elveron
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
morfo2

Tudo Sobre: Toyota GT86 e Subaru BRZ

2 posts in this topic

car_photo_583468.jpg?itok=riQItJjR

 

Índice:

1) Introdução

2) História

3) Modelos

3.1) Toyota GT86 (2012+)

3.2) Subaru BRZ (2012+)

4) Precário

5) Opinião

 

1) Introdução

O Toyota GT86 e o Subaru BRZ são exactamente o mesmo carro.

A Subaru é afiliada à Toyota e este modelo é um tributo ao Hacki Roku (Toyota AE86)

O motor Boxer foi desenvolvido pela Subaru e o Chassis pela Toyota.

 

2) História

maxresdefault.jpg

O Hacki Roku ("86" em português), é o carro JDM mais icónico dos anos 80. Com um chassis leve, motor frontal de altas rotações, tracção traseira e um centro de gravidade perfeito, é o pai do Drift.

Este modelo tinha 2 variantes, o Trueno que foi um sucesso no Touge graças à sua traseira curta e o Levin que foi um sucesso no Rally graças à traseira longa.

Nos anos 90 apareceu o Subaru Impreza Wrx Sti com motor 22B, também conhecido como GC8 na estrada ou 555 no rally, que foi o único competidor à altura do AE86 tanto no touge como no rally.

Passado muitos anos a Toyota e a Subaru decidiram prestar tributo às suas lendas e produziram uma combinação do melhor dos dois.

Este carro foi apresentado pela primeira vez ao público em 2007 como FT (Future Toyota) mas foi sofrendo várias alterações ao longo dos anos até que em 2012 o carro aparece no último episódio de Initial D e no dia seguinte começa a ser comercializado.

 

Nesse mesmo ano de lançamento ganhou os seguintes prémios:

  • Car of The Year e Coupé of The Year pela Top Gear
  • Best Driver's Car pela Autocar
  • Performance Car pela Auto Express
  • Car of The Year pela Wheels, Carsguide e Drive
  • Best Performance Car e People's Choice pela Drive
  • E outros tantos...

 

 

3.1) Toyota GT86 (2012+)

Image_102.jpg?itok=oZM2jz8c

Motor D-4S com 2.000cc, 200cv de origem e a cortar às 7400RPM com uma caixa de 6 manual ou automática.

É um coupé de 4 lugares com um chassis de 1239Kg.

O motor Boxer de 4 cilindros é frontal e longitudinal, ou seja, tem o melhor centro de gravidade possível.

Perfeito nas curvas graças à sua tracção traseira e amortecedores frontais independentes com estabilizador e traseiros duplos.

Discos de travão ventilados e sistema ABS.

Este carro apesar de não ser feito para Drags, é super divertido nas curvas e tem imenso potencial Tuning!

 

3.2) Subaru BRZ (2012+)

2013_subaru_brz_coupe_limited_fq_oem_4_1

A Subaru decidiu também lançar o exclusivo deles mas na verdade o carro é exactamente igual.

Tem o mesmo motor boxer D-4S com 2.000cc e 200cv a cortar às 7400RPM.

Também é um coupé de 4 lugares com o mesmo peso.

A única diferença é que a Subaru tem o Modelo Facelift e Série Premium que já vem com jantes 17'' de origem.

É bastante utilizado para modificações Rocket Bunny.

 

 

4) Precário

Em Portugal comprasse um Toyota GT86 novo a partir dos 46.000€

URL: https://www.toyota.pt/new-cars/gt86/index/specs

Em segunda mão conseguem arranjar a partir dos 30.000€ em óptimas condições.

 

5) Opinião

O Hacki Roku é o carro mais respeitado pela geração Initial D e este tributo juntamente com o motor Boxer da Subaru é o que sempre quisemos!

Pode não ter aquela velocidade de ponta para nos borrar a cueca mas tem o essencial que é a direcção.

Este carro foi baseado na história do original e como tal o Drift está lá e não podíamos pedir mais por isto.

Se alguma vez tiverem oportunidade de o conduzir não hesitem porque garanto-vos que saem do carro com um grande sorriso na cara :)

No entanto, não recomendo o carro para o condutor comum. Pelo mesmo valor podem ir buscar um veiculo que seja mais económico, citadino ou executivo, conforme os gostos.

Para quem não quer ter trabalho a importar JDM's e deseja algo realmente bom nas derrapagens e que possa mexer na garagem aos fins de semana, este carro é ideal se tiverem dinheiro.

 

 

Qual é a vossa opinião?

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Elveron

CarOnlineTV é o meu canal português favorito sobre review de automóveis.

O host fez um vídeo sobre o GT86 e o AE86.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this