antiblock
Elveron
  • Chatbox

    You don't have permission to chat.
    Load More
Sign in to follow this  
morfo2

Tudo sobre: Mazda MX5

2 posts in this topic

02_Overview_Features.jpg

 

Índice:

1) Introdução

2) História

3) Gerações

3.1) 1º Geração (1989-1999)

3.2) 2º Geração (1998-2005)

3.3) 3º Geração (2005-2015)

3.4) 4º Geração (2015+)

4) Precário

5) Opinião

 

1) Introdução

O Mazda MX5, mais conhecido por Miata, resultou de uma parceria entre o Japão e os EUA, com o intuito de criar um carro para todos!

MX significa Mazda Experimental e o 5 é o número da série.

"Miata" em Japonês significa "Templo num campo de arroz", em Italiano significa "Pronta para ir" e em África provem do nome Amenata que significa "Aquela que agrada a todos e os faz feliz".

Originalmente  com um peso super reduzido e tracção traseira, um motor frontal de 1.6L com 116cv e uma distribuição de peso perfeita (50% em cada eixo) era super divertido de conduzir.

A comunidade Miata é bastante grande e interligada, existindo inclusive vários encontros em Portugal!

Este é o roadster mais vendido do mundo!!!

 

 

2) História

Este mito "arraçado" foi apresentado pela primeira vez em 1989 e foi considerado o renascimento do conceito do roadster.

Uma combinação perfeita do clássico Britânico com a inocência dos roadsters italianos.

Deste a primeira geração que se manteve fiel às origens, com tracção traseira, motor frontal de 1.6 ou 1.8 e peso reduzido.

O seu maior rival é o Honda S2000.

 

3.1) 1º Geração (1989-1999) - NA

autowp.ru_mazda_mx-5_45-e1436006196335.j

Produzido entre 1989 e 1999, este foi a origem do Mito.

Com um motor 1.6 de 90 ou 115cv ou 1.8 de 130cv.

É um modelo cabriolet de 2 lugares que pesa menos de 1 tonelada.

 

3.2) 2º Geração (1998-2005) - NB

mazda_mx-5_roadster_2-e1436605085803.jpe

A segunda geração acabou com os faróis de levantar que eram tipicamente usados nos anos 80 e aumentou a potência até aos 146 cavalos sem prejudicar o peso.

Basicamente continua a ser exactamente o mesmo carro.

 

3.3) 3º Geração (2005-2015) - NC

A partir desta geração, não voltamos mais a ver o motor de 1.6L, em vez disso temos agora um 2.0 com 160cv.

Apesar de o peso ultrapassar 1 tonelada, com este aumento substancial da potência, pode-se agora fazer isto:

 

 

3.4) 4º Geração (2015+) - ND

 

Última geração, maior preocupação com a poluição, consumos, etc...

Continuando com o motor 2.0 de 160 cavalos, adicionam o motor 1.5 com 130cv para melhores consumos.

Apesar das limitações legais, não perdeu as suas origens e continua a ser pura diversão.

 

4) Precário

Em Portugal o Mazda MX5 deste ano está à venda a partir de 25.000€, sendo realmente um carro para todos!

URL: http://www.mazda.pt/carros/mazda-mx-5/

Quanto a segunda mão, conseguem arranjar facilmente Miatas de 1º e 2º geração por pouco mais de 4.000€.

 

5) Opinião

É um carro super divertido para quem nunca sentiu realmente prazer de condução e o seu preço é acessível a qualquer um.

O Miata acaba por ser bastante mais rentável que um S2000 porque custa metade do preço e com essa diferença pode-se tunar facilmente o motor.

Se procuram um descapotável de 2 lugares para fazer a marginal ao fim do dia com a miúda ou aproveitar um fim de semana no autódromo do Estoril sem terem de dar o cu para isso, esta é das opções mais acertadas.

 

Qual é a vossa opinião?

Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
Rodnia | Alpha & Omega

Esta carro é uma lenda, bastante tunavel embora caro de o fazer. 

É um autentico mito entre os pioneiros do Drift, pessoas que não tinham o dinheiro mas tinham o "Skill", conseguiam chegar perto dos "Pro-Drifters" com este brinquedo.

O único "downside" deste carro é a sua fiabilidade. Os motores não saíram grande coisa, a partir dos 85000km são conhecidos por partir bielas, queimar cabeças do nada, um pouco como os MG ZR. Existem relatos destes carros a partir motores só de se dar a chave.

 

No entanto, a minha nota deste carro vai para uns 6.5/10, super agradavel de conduzir, engraçado, feroz quando é preciso, ainda dá para engatar umas "moças"!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this