antiblock
Cyphriun
  • Chatbox

    Did you check out our Discord? https://discord.gg/FFdvMjk9xA
    You don't have permission to chat.
    Load More
  • 0
Portugapt

Proposta Para Categorias/fóruns E Subfóruns

Question

Olá. Venho desta forma propor uma reforma na ordem estrutural do fórum.

 

Legenda:

Novo

Movido e/ou Nome alterado

 

+Comunidade
+Inalterado
 



 
+Patrocínio
+Inalterado
 


 
+Hardware & Software
++Hardware
++Inalterado
++SO's de Computador
+++Windows
++++Releases
++++Drivers
++++Tutoriais & Dicas
++++Aplicações
+++Linux
++++Releases
++++Drivers
++++Tutoriais & Dicas
++++Aplicações
+++Mac OS
++++Releases
++++Drivers
++++Tutoriais & Dicas
++++Aplicações
+++Duvidas
 
++Smartphones
+++Android
++++Geral
++++Tutoriais & Dicas
+++iOS
++++Geral
++++Tutoriais & Dicas
+++Windows Phone
++++Geral
++++Tutoriais & Dicas
+++Duvidas
+++Aplicações
+++Jogos
 
++Browsers
+++Duvidas
+++Tutoriais & Dicas
+++Aplicações & Plugins

 

+Redes
 



 
+Area 52
++Noticias
+++Desporto

+++Revistas & Jornais
​++Teorias de Conspiração
++Sobrenatural
...Inalterado

 


 

+Ensino

++Programação de Software

+++Geral

+++Duvidas

+++Plataformas

+++C / C# 

+++C++

+++Python

+++Uh...

++Programação de Web

+++Geral

+++Duvidas

+++Plataformas

+++PHP

+++HTML

+++Javascript

++Design de Software/Website

+++Visual Basic

+++CSS

+++Web design

++Ensino Escolar (Ou estes subfóruns todos ou só o fórum em geral, com tudo ao monte)

+++Matemática

+++Português

+++Física

+++Química

+++Biologia

+++Historia

+++Uh...

++Extracurricular

+++E-Books

+++Videos/Podcasts educativos

+++???

 


 

Gerenciamento de Servidores e Clients, Mundo dos Jogos e Design World também precisam de um toque, mas não tenho ideias para estas duas áreas.

 


 

+Entertenimento

++Filmes

+++Noticias

++Séries

+++Noticias

++Animes

+++Noticias

+Música

++Downloads

 


 

+Anúncios e Vendas

++Classificados

++Apostas Online

++Publicidade Websites

++Programas PPC/CPL/CPA

++YouTube Mania

 


 

+Discussão Geral

++Automóveis & Motos

++Fun Zone

+++...

++Off-Topic

 


 

Certamente há tweaks a dar aqui e ali e zonas que não receberam o devido olhar...

 

Deem sugestões e o que fazer nas partes em que não toquei.

Share this post


Link to post
Share on other sites

10 answers to this question

  • 0

Delete


Share this post


Link to post
Share on other sites
antiblock
diamwall
  • 0

Analisando

Hardware & Software

Manter o fórum hardware é óbvio, se calhar os subfóruns também podiam levar um toque ou outro, mas nada de especial.

Porque mover 3 fóruns para 3 subfóruns dentro de SO's de Computador(porque depois há de telemóvel)? Simples, fazem todos parte do mesmo género de software, Sistema Operativo. Dentro desses mesmos subfóruns os "subsubfóruns" devem ser os mesmos, e Duvidas um subfórum à parte, principalmente para ser mais visível e rápido de aceder, sendo também geral para os 3 SO's. Assim, se for preciso adicionar um outro SO, como por exemplo Debian, seria uma adição bastante simples e que não ocuparia muito espaço no "template" do fórum, e tal como o resto da proposta foi feita com isto em mente, tudo o que tiver a maior "Palavra-Chave"(descritiva) semelhante passa a ser um subfórum dentro dessa "Palavra-Chave" que passa a ser um fórum ou categoria. Estou-me a avançar, mas fica aqui a ideia.

A zona Smartphones já foi discutida (muito parcialmente) aqui, e ter só a zona "Android" não tem muita lógica. Desta forma será possível, outra vez, adicionar outros sistemas operativos sem sobrecarregar o fórum. A zona de aplicações e duvidas ficaram como subfóruns, porquê? Duvidas é a mesma razão que em SO's de Computador, e Aplicações porque na maior parte das vezes as aplicações de telemóvel são cross-platform, não havendo razão para cada subfórum ter um "subsubfórum" com aplicações. É verdade que fica... mais "amonte" mas é pouco relevante.

A zona de Browsers já foi discutida aqui, alias, eu fiz esta proposta, sinceramente, para adicionar a área de Browsers e Ensino Escolar. Porque é que não há subfóruns como "Opera", "Firefox" ou "Chrome"? As duvidas são quase mínimas. As aplicações e plugins são ainda mais "cross-platform" que nos smartphones. A unica zona que fiquei na duvida foi Tutoriais & Dicas, mas não deve haver stress.

A zona Redes foi requerida para ficar em qualquer sugestão que fizesse. Não discuto, deixa estar. Deixa....estar...uh...ok. Deixei. Está bom, está bem, está.

 

Área 51 para Área 52? "Deves estar a gozar comigo". Não, 51 + 1 = 52, como movi o fórum Noticias, que está no fundo do fórum. Inaceitável, ter de fazer scroll down até ao fim da Cyber para encontrar o fórum das Noticias. Movido para primeiro fórum da categoria Área 52 por isso mesmo, preguiça, informação mais rápida, mas principalmente preguiça.

O resto está bom, falta um pouco de vida, mas o fórum Noticias pode dar luz ao resto dos fóruns dessa categoria, talvez.

 

Nova Categoria, Ensino. É bastante óbvio, poucos notaram que falta uma coisa destas aqui na Cyber, as minhas notas notaram tho.

Basicamente movi a zona toda de programação para aqui, e pensando bem, não faz muito sentido. Mas não estou a ver onde se vai meter sem ser nesta Categoria ou em Hardware & Software ou até mesmo cria uma nova Categoria, o que não é leve para o template. Certamente programação não é ensino(talvez se a categoria levar um novo nome, resulte melhor)

Dividi a programação em 3 fóruns, porque? Queria apagar por completo a categoria de Webmaster, foi a única solução que encontrei, em 15 minutos. E talvez também mova alguma coisa em Design World para ai.

Ensino Escolar é um nobrainer, o nome da categoria diz a sua razão de existir. O forum extracurricular foi a única maneira que consegui para poder postar Podcasts, porque eu adoro podcasts, sinceramente, esta proposta tem um Bias enorme. E E-books, que está junto com revistas neste momento, LONGE DEVIA.

 

Bla bla bla, estou sem cabeça para propor qualquer coisa para estas 3 categorias, talvez no capitulo 3.

 

Qual é a ideia de dar o nome Entretenimento a uma categoria que não tenha séries? Ou filmes? Alias, até podiam meter o fórum livros ai, mas já existe e-books tho. É preferível ter esse nome na categoria que envolva entretenimento, não é que Cinema e Música em Casa seja um mão nome, mas Entretenimento encaixa melhor.

 

Anúncios e Vendas tem um nome diferente e uns fóruns. Sinceramente, dar nome a uma categoria "Coisas que têm haver com dinheiro" ficaria mal, mas é essencialmente isso que está nesta categoria, coisas que têm haver com dinheiro, não é que noutras partes do fórum não haja, mas aqui é mais explicito e direto. Mesmo assim, anúncios não tem muito haver, mas não fica mal com Vendas. Não sei, isto precisa de um pouco mais trabalho e sugestões, como já tinha dito.

 

Finalmente, Discussão Geral, já que o nome Entretenimento fica melhor na área que envolve realmente entretenimento, acho que Discussão Geral também define melhor o objetivo desta categoria.

 

Obviamente deixei passar algumas observações, "algumas", mas acho que a ideia geral está visível. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Agora vem a parte mais delicada. :/

 

Legenda:

Novo

Movido e/ou Nome alterado

Eu não faço ideia onde por isto

 

Entre +Ensino e +Entretenimento
 
+Universo dos Jogos e Consolas
++Meting3 e os seus subfóruns.

 

++Counter-Strike e os seus subfóruns

 

++Minecraft

 

++eSports
+++Notícias
+++Fantasy
+++Apostas (uh, inconsistência? isto podia ser uma área em Anúncios & Vendas?) 

 

++Computador
+++MMORPG
++++O que tiverem para por aqui
+++MOBA
++++ LoL / DoTA / Smite / Heroes of the Storm...
+++FPS
++++Overwatch
++++????
+++Ação / Aventura

+++Estratégia
+++Algumas categorias fortes.

 

++PlayStation e seus subfóruns

 

++Xbox

 

+++Alguma coisa para aqui, mirror de PlayStation talvez?

 

++Browser

 


 

+Design e Arte

++Discussão geral (Descrição: Discussão e partilha de conteúdo geral sobre arte e design.)

 

++Galeria

 

++Pedidos de Designer

 

++Recursos

+++Tutoriais

++++Nível Iniciante

++++Nível Intermédio

++++Nível Avançado

+++O restante

 


 

Okey. A minha teoria seria deixar apenas os 2 jogos mais ativos aqui na comunidade num fórum "aberto". Argumenta-se que o Minecraft também coise... não sei, está a vermelho, eu não me consigo decidir. Meting3 é óbvio ficar em fórum aberto. Counter-Strike uhhh não sei, pareceu-me melhor que Minecraft, por alguma razão. Mas não sei.

O fórum eSports bateu-me na cabeça enquanto estava a escrever, e é uma área que é capaz de ter alguma atividade com relativa facilidade. Fantasy não se aplica só a desportos electrónicos tho, mas está aberto a discussão. Noticias é o mais óbvio para estar nessa área. Apostas, em sites como Alphadraft(looking at you Thoorin) e outros, que é basicamente Fantasy com apostas.

Computador, como se consolas não tivessem essas categorias de jogos. Arranjem ideias melhores, porque isto está mau, eu sei, mas vocês não ajudam. PlayStation e em paralelo Xbox como é esperado, faltava essa consola, e outras dezenas, game cube, NES... ah... WiiU. As 2 maiores chegam, e sobram, sinceramente.

 

Design e Arte acho que não tem muito a discutir, podia estar melhor organizado, mas quem sou eu para ter melhores ideias? Acho que assim fica razoavelmente melhor. Desaparece o que foi movido para as outras partes do fórum, mudam alguns nomes, um toque pessoal em adicionar nível intermédio, nada que seja preciso tho.

 


 

Acho que falta nada. Alguma sugestão, por favor, digam, estou aberto a ideias.

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Nós queríamos evitar usar sub-sub-foruns como tens aqui, por exemplo

+Hardware & Software

++Hardware

++Inalterado

++SO's de Computador

+++Windows

++++Releases

++++Drivers

++++Tutoriais & Dicas

++++Aplicações

+++Linux

++++Releases

++++Drivers

++++Tutoriais & Dicas

++++Aplicações

Simplesmente porque os sub-sub-foruns não aparecem na index do fórum, só aparecem se clicares num fórum/fórum-categoria parente de até dois graus acima

vzMPVPd.png

TcAUzoC.png

De resto faz sentido

A zona Minecraft ficaria onde puseste, abaixo da de CS

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Nós queríamos evitar usar sub-sub-foruns como tens aqui, por exemplo

Simplesmente porque os sub-sub-foruns não aparecem na index do fórum, só aparecem se clicares num fórum/fórum-categoria parente de até dois graus acima

vzMPVPd.png

TcAUzoC.png

De resto faz sentido

A zona Minecraft ficaria onde puseste, abaixo da de CS

 

Eu sei. E tinha em atenção isso. É muito complicado não fazer as coisas que não utilizarem essa técnica. Eu sei que pode ser um  bocado aborrecido não ver diretamente esses subsubfóruns, mas é a única solução razoável para manter o layout do fórum "pequeno" ou o mais minimalista possível. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Em relação à área dos jogos, a ideia era manter a parte de criação de servidores/clientes separada da parte dos jogos

Eu sei que "O mundo dos jogos" é a categoria mais desorganizada do fórum muito provavelmente, mas também não é fácil reestruturar tudo, eu tenho andado aqui às voltas para ver como fazer sem sub-sub-áreas

 

A ideia é que na index se possa ver todas as sub-áreas, por isso é que não queria estar a por parte do conteúdo em sub-sub-áreas

 

Sim, são muitas, mas algumas vão ser removidas

E muito provavelmente vai-se adicionar a área de Ensino em primeiro lugar

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

E assim:


++SO's de Computador
+++Windows - Releases
+++Windows - Drivers
+++Windows - Aplicações
+++Linux - Releases
+++Linux - Drivers
+++Linux - Aplicações
+++Mac OS - Releases
+++Mac OS - Drivers
+++Mac OS - Aplicações
+++Tutorias & Dicas
+++Duvidas

Não é o mais perfeito para adicionar novos OS's mas não é um quebra cabeças, e fica no index do fórum. A mesma ideia aplica-se a Smartphones. Isto também acontece em "Universo dos Jogos e Consolas" mas parece que tenho de seguir a regra de manter "a parte de criação de servidores/clientes separada". Eu vou tentar pensar em algo em relação a isso também. :/

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

A zona de entretenimento foi algo fácil de fazer por isso já tratei disso, e ficou assim:

Legenda:
Nomes antigos

+Entretenimento (Cinema e Música em Casa)
++Filmes (Filmes em Geral)
+++Filmes - Notícias
++Séries
+++Séries - Notícias
++Anime
+++Anime - Notícias
++Manga
+++Manga - Notícias
++Música (Música Geral)
+++Downloads (Discografias)

Ainda estou a adicionar as sub-áreas de notícias.

 

 

+Anúncios e Comércio (Anúncios Grátis)

++Classificados

++Apostas Online

++Publicidade Websites

++Programas PPC/CPL/CPA

++YouTube Mania

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Na seção musica devia haver uma sub seção como exemplo:

Musica

  • Musica portuguesa
  • Musica brasileira
  • Musica africana
  • Musica estrangeira
  • Video clip
  • Pedido
  • Programas de musica
  • Ajuda

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0
6 horas atrás, TGenlighter disse:

Na seção musica devia haver uma sub seção como exemplo:

Musica

  • Musica portuguesa
  • Musica brasileira
  • Musica africana
  • Musica estrangeira
  • Video clip
  • Pedido
  • Programas de musica
  • Ajuda

 

 

Para que queres isso tudo? estás a pensar postar quantidades massivas de posts para de facto haver necessidade de haver essas áreas todas?

Usa as tags antes dos titulos dos topicos. Se houver organizaçao não é preciso uma area para cada coisa.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now